Após as polêmicas que envolveram inscrições feitas em Cannes Lions, o festival, através de seu representante oficial no Brasil, o Estadão, anunciou os novos padrões e medidas de integridade para seus prêmios.
O festival precisou colocar no papel o que a consciência de cada um deveria impor.
Uma revisão geral teve como desdobramento a adoção de um framework atualizado, propondo um novo modelo de responsabilidade, rigor e confiança para reconhecer a excelência criativa.
Segundo Simon Cook, CEO da Lions, “O cenário da indústria está mudando em velocidade frenética. E, em comum com o resto da indústria, Cannes Lions está se adaptando rapidamente para atender isso”.
Durante a mais recente edição do festival, o Cannes Lions 2025, preocupações coletivas em torno da manipulação, mídia sintética e o uso de IA tornaram necessária a retirada de trabalhos vencedores de Leões. Com a intenção de garantir a integridade de todas as inscrições no Festival, Cannes Lions anunciou nova estrutura. A partir do próximo ano, 2026, todas as inscrições para o Festival Internacional de Criatividade estarão sujeitas às novas medidas de responsabilidade e padrões de integridade.
O NOVO PADRÃO GLOBAL PARA A INTEGRIDADE CRIATIVA
As seguintes medidas serão implementadas em Cannes Lions e prêmios associados em 2026. Todas as medidas serão continuamente revisadas dadas as rápidas mudanças em andamento na indústria:
PADRÃO DE INTEGRIDADE 1: Propriedade e Autoria
Responsabilidade, Parceria e Permissão
Cada inscrição deve ser aprovada pelo líder de negócios da empresa participante e por um profissional de marketing sênior da marca contratante. Estas declarações confirmam que todas as inscrições, incluindo filmes de caso, inscrições escritas, dados e alegações – são factualmente precisas, obtidas de forma responsável e representativas de eventos e resultados do mundo real.
PADRÃO DE INTEGRIDADE 2: Veracidade das Alegações
Sistema Rigoroso de Verificação de Fatos em Duas Camadas
Um novo sistema de verificação de dupla camada combinará verificações manuais com análise liderada por IA para interrogar a veracidade das alegações feitas por cada inscrição. Isso marca a primeira vez que uma infraestrutura híbrida humana + IA foi institucionalizada em todos os prêmios globais para reforçar as medidas existentes.
Experiência e Suporte Objetivo e Independente
Os Júris de Cannes Lions terão acesso a um especialista em dados e medição objetivo e independente a seu pedido, durante todo o julgamento, para fornecer maior suporte técnico em alegações de impacto, eficácia de campanha, impacto de mídia e interpretação de dados.
Manual de Integridade da IA – O Manual de Integridade da IA estabelecerá um padrão global para a integridade de prêmios na era da IA, protegendo a confiança, a legitimidade criativa e a transparência. Ele irá declinar o que é aceitável, o que deve ser divulgado e o que constitui uma violação. Este modelo claro e replicável é projetado para o uso de participantes, jurados e partes interessadas* – e encorajado para adoção em toda a indústria.
*Informado pelos Princípios de IA da OCDE, Diretrizes de Mídia Sintética da Parceria em IA e a Recomendação de Ética em IA da UNESCO.
PADRÃO DE INTEGRIDADE 3: Consequência da Falsa Declaração
Desqualificação e Retirada
Cannes Lions reserva-se o direito de desqualificar ou retirar qualquer inscrição de prêmio em qualquer fase de submissão ou julgamento, inclusive depois que um Leão tenha sido concedido, se for encontrada falsa declaração material. Isso inclui o direito de solicitar documentação adicional ou testemunho de participantes ou clientes no mais alto nível de senioridade.
Sanções por Conduta Dolosa
Empresas que tiverem submetido intencionalmente trabalhos falsos ou enganosos podem ser banidas da participação por até 3 anos. A elegibilidade para o júri também pode ser revogada. Todas as sanções serão determinadas por meio de um processo de revisão independente para garantir que a supervisão neutra e objetiva seja priorizada.
PADRÃO DE INTEGRIDADE 4: Devido Processo e Supervisão Independente
Conselho de Integridade Independente e Devido Processo
Todos os casos escalados serão revisados por um Conselho de Integridade recém-estabelecido, composto por especialistas jurídicos, éticos e neutros da indústria. Os participantes terão o direito de responder e recorrer dentro de um prazo razoável.
PADRÃO DE INTEGRIDADE 5: Transparência na Governança
Auditoria Anual de Integridade de Referência Criativa
Para garantir a transparência, Cannes Lions publicará uma Auditoria Anual de Integridade documentando uma visão geral das preocupações que levam a melhorias contínuas no sistema que sustenta o referencial global para a criatividade.
Cook acrescentou: “A credibilidade deve ser conquistada, não presumida. Estas mudanças oportunas marcam o início de uma nova era para todos nós – não apenas para Cannes Lions, mas para o futuro do marketing criativo global”.