A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após a conclusão do processo de privatização, em julho de 2024, optou pela atualização de marca e comunicação. À frente desse reposicionamento estratégico, a N Ideias, consultoria de Nizan Guanaes, que integra um ecossistema de parceiros ao lado do Grupo Dreamers e da Asia Comunicação.
A Asia será responsável por toda a comunicação institucional, incluindo aí a criação para TV. Pelo Grupo Dreamers, A-Lab e Convert cuidarão das ações digitais, enquanto a Dream Factory das ativações de marca. A Danthi, agência de relações públicas, será a responsável pela comunicação interna e pelo treinamento de porta-vozes.
Juntas, essas agências atuarão em frentes complementares: digital, imprensa e institucional. A ideia é unificar o discurso e traduzir os avanços da empresa através de uma linguagem acessível e humanizada.
Uma pesquisa coordenada pela Quaest, que ouviu mais de quatro mil pessoas, foi o ponto de partida para a nova fase da empresa. Através dessas entrevistas, foi possível identificar o que os cidadãos pensam e esperam da empresa responsável por um serviço tão essencial quanto o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. A resposta foi clara e direta: não basta entregar obras.
Para atender às expectativas da população, ações práticas como uma nova campanha institucional, além de projetos em andamento como o novo portal da transparência, previsto para ser lançado ainda este ano. Nele, a população poderá acompanhar o avança das metas com as quais a empresa se comprometeu após a desestatização. O objetivo com a plataforma é dar à população a possibilidade de monitorar a entrega das obras e a aplicação de recursos.