• IA erra, jornal americano publica lista de livros inventada e leitores reagem

    Você é uma daquelas pessoas que recorrem ao ChatGPT para dirimir todas as suas dúvidas? O jornal americano Chicago Sun-Times recebeu fortes críticas depois de publicar uma lista com livros inexistentes e matérias com fontes inventadas, tudo gerado por Inteligência Artificial ( IA).

    Para piorar, o conteúdo pertencia à seção de 64 páginas intitulada ‘Índice de calor: seu guia para o melhor do verão’.

    Após a grita geral, o jornal publicou nota, afirmando que a tal seção foi feita por um parceiro externo e não teve participação da equipe editorial – nem, pelo visto, a responsabilidade de um editor revisar. A publicação digital foi retirada do ar e os assinantes da versão impressa não serão cobradas pela edição – mas isso minimiza o erro grotesco?

    Como recomendados, estavam títulos fictícios atribuídos a autores reais, como ‘Nightshade Market’, teoricamente de Min Jin Lee, e ‘Boiling Point’, atribuído à Rebecca Makkai, que jamais escreveu tal livro. Quem assinou a lista foi o jornalista Marco Buscaglia, que aparece em diversas outras matérias do mesmo jornal, como uma sobre redes sociais, onde cita especialistas que jamais existiram.

    O jornalista admitiu, em entrevista ao Chicago Sun-Times, que usou IA para resumir textos e não fez a checagem das informações antes de enviar a matéria à empresa King Features Syndicate, responsável pelo conteúdo. Buscaglia reconheceu seu erro: “Estupidamente, e 100% culpa minha, acabei de republicar esta lista que um programa de IA divulgou”.

    Esse erro lamentável não se limita a um único episódio e apenas ao Chicago Sun-Times. O Philadelphia Inquirer, outro jornal americano, publicou seção semelhante, produzida pela mesma empresa e admitiu que parte daquilo que publicou era “aparentemente fabricado, totalmente falso ou enganoso”.

    Ilustração: Núcleo Piratininga de Comunicação.

    Renata Suter

    Jornalista

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×