Segundo o Digital AdSpend 2025, estudo realizado pelo IAB Brasil + Kantar Ibope Media, os investimentos em mídia digital somaram R$37,9 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
A pesquisa aponta que o mercado de publicidade digital segue mostrando força e que houve uma distribuição mais equilibrada do investimento ao longo de 2024. Registro importante: a diferença entre o valor investido no primeiro e no segundo semestre caiu pelo terceiro ano consecutivo e já é o menor registrado nos últimos cinco anos da série histórica. Isso significa um trabalho constante, criterioso e contínuo.
Na liderança, Social Media recebeu 53% de todo o aporte financeiro no setor. Em seguida, os anúncios em ferramentas de busca com 28%; e os portais e verticais de conteúdo com 19%.
Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, afirma que os números mostram que o mercado de publicidade digital no Brasil está cada vez mais maduro. “Não é mais só sobre correr atrás da novidade do momento, é sobre fazer escolhas estratégicas, com base em dados e que realmente entregam resultado. As marcas estão investindo de forma mais consciente, entendendo o papel de cada canal na jornada do consumidor”, avalia Denise.
O setor de comércio lidera o ranking geral de investimentos publicitários no digital com quase 20% do total. A partir daí, surgem os serviços ao consumidor com 10,9% e eletrônicos e informática com 6,7%. Já nos canais digitais, a tendência fica ainda mais clara: de janeiro a dezembro de 2024, nove setores destinaram 50% ou mais de seus investimentos na mídia online. Eletrônicos e informática ficaram no topo, com 76% da verba do digital, seguidos por vestuário com 71% e educação com 62%.
Lançado anualmente pelo IAB Brasil, o estudo Digital AdSpend é uma fonte de dados para agências, marcas, plataformas e veículos entenderem as tendências do mercado e onde vale investir. A metodologia parte da coleta dos anúncios direto dos meios e canais da cobertura da Kantar Ibope Media, permitindo a análise dos anúncios independentemente de seu modelo de compra. O método inclui tanto as campanhas de compra direta, quanto as intermediadas por agências.