O Rio de Janeiro assume, a partir do dia 23 de abril, o mandato de Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco, de forma inédita a uma cidade de língua portuguesa. Uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio, lançou, na sexta-feira, dia 11 de abril, a marca. À frente das experiências de live marketing e cenografia dos principais eventos está a agência STA, da Holding in.Pacto.
Em parceria com a Prefeitura do Rio e a Academia Brasileira de Letras (ABL), a STA foi responsável por criar e executar ações de impacto visual, narrativa simbólica e engajamento.
Antes mesmo dessa ocasião, no dia 8 de abril, houve a cerimônia internacional ‘Rios da Palavra’, realizada na Academia das Ciências de Lisboa. O evento reuniu representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e marcou o início simbólico da programação e lançamento da Caixa Literária, que reúne obras premiadas e reconhecidas, representantes do que há de mais relevante na produção literária em língua portuguesa.
No final do ciclo da cidade como Capital Mundial do Livro, a caixa será entregue à Rabat, no Marrocos, próxima cidade a receber o título, como um gesto de continuidade e união entre as capitais literárias do mundo. A ideia é que essa iniciativa se transforme em tradição, com o Rio assumindo o papel de catalisador e difusor da literatura em língua portuguesa no cenário internacional.
A STA foi responsável pelo evento de apresentação da programação da Rio Capital Mundial no dia 11 de abril, quando foi lançada a identidade visual do projeto, criada por um designer vencedor do concurso promovido pela ABL. No próximo dia 23 de abril, durante a abertura oficial, no Teatro Carlos Gomes, o formato ousado proposto pela STA poderá ser conferido, rompendo protocolos das cerimônias tradicionais e transformando a abertura em um espetáculo cultural.
“A ideia é crescer e nos especializarmos cada vez mais no setor cultural, onde a STA já vem acumulando alguns prêmios de destaque e demonstrando grande capacidade de criação e realização”, afirma Klecio Santos, CEO da Holding in.Pacto.
A agência também é responsável pela concepção da Casa ABL, que será montada na praia de Copacabana. Para Rodrigo Saccone, CEO da STA, “É um orgulho dar vida a uma narrativa que reposiciona a literatura como experiência sensorial”.
Na foto de abertura desta matéria, da esquerda para a direita: a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o presidente da ABL, Merval Pereira, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.