Influency.me e Opinion Box realizaram pesquisa, com a participação de 900 profissionais do segmento, que concluiu ser o YouTube a rede social com o modelo de monetização preferido para criadores de conteúdo.
Logo atrás, o Tik Tok foi apontado como a segunda melhor estratégia de monetização, seguido de perto pelo Instagram, que ficou na terceira posição.
A pesquisa do biênio 2023/2024 mostrou que 53% dos criadores de conteúdo preferiam o Instagram em termos de desempenho de algoritmo. Em 2025, esse número caiu para 43%, apontando para uma mudança no entendimento dos influenciadores sobre o assunto.
Segundo Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, a nova percepção dos influenciadores tem relação direta com o fato de o Instagram ter diminuído a entrega de conteúdo naquela rede social. “O algoritmo do Instagram costuma entregar stories de influenciadores a uma taxa de 5% a 15% dos seguidores do influenciador. Já no TikTok, vídeos com bom desempenho, na amostragem inicial, podem atingir 100% ou mais do total de seguidores, além de alcançar milhões de pessoas que não seguiam o mesmo influencer”, analisa.
Para 85% das marcas, no entanto, o Instagram é a melhor rede social para ações com influenciadores, divergindo desses. Na vice-liderança, o Facebook aparece como preferência das marcas, seguida pelo YouTube, em terceiro lugar.
Para Rodrigo Azevedo, a explicação para essa diferença de opiniões é o fator tempo. Enquanto o Instagram foi lançado em 2010, o TikTok surgiu seis anos depois e, para ele, isso é significativo. Ainda de acordo com ele, o nível médio de profissionalização no Instagram é maior do que no TikTok. “As marcas também estão treinadas a rodar campanhas no Instagram. Em termos simples, tem um pouco de inércia: “Tenho feito assim, já sei fazer assim, estou na minha zona de conforto, por isso continuo fazendo desse jeito”. E conclui, dizendo que acredita que tudo é uma questão de tempo para que os influenciadores no TikTok amadureçam, as marcas aprendam e ganhem mais confiança nesta rede.