É o que corre em Brasília nos últimos dias: assim que terminar o processo eleitoral, com o segundo turno se definindo em 27/10, o Governo Lula vai desencadear novas campanhas institucionais de seu governo.
A novidade coincide com a volta ao cargo de Paulo Pimenta como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom-PR). Ele esteve afastado para se dedicar ao grupo que cuidou das enchentes no Rio Grande do Sul. Pimenta até reassumiu a função em 12/09, mas tirou férias durante o período eleitoral. Enquanto esteve fora do ministério, Laércio Portela é quem veio encabeçando o órgão.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os comentários na capital federal são que a nova estratégia publicitária da Secom-PR será “mais ampla e agressiva”.
Atualmente, a Secom-PR é atendida pelas agências Calia, Nacional, Nova e Propeg, que em 01/2024 viram a verba da Secretaria de Comunicação da Presidência ser corrigida para R$ 562,5 milhões, após começarem com os R$ 450 milhões do edital de licitação de 2022.
A decisão de investir mais em publicidade institucional se deve à avaliação negativa que o Governo Lula vem tendo na área econômica. Consta que, nos bastidores de Brasília, também têm havido muitas críticas aos rumos da comunicação que o comando da Secom-PR tem passado a suas agências.