Aos 80 anos, faleceu em São Paulo na sexta-feira, 19/07, o diretor de arte Jaques Lewkowicz.
Seu nome está marcado até hoje na agência Lew’Lara\TBWA, mas Jaques entrou na atividade aos 25 anos, pela agência paulista Delta.
Ele deixou trabalhos memoráveis inclusive no Rio de Janeiro, quando duplou com o redator e diretor de criação da Caio Domingues, José Monserrat Filho.
Foram deles dois, nos anos 1970, campanhas para a R.J.Reynolds, como “O Fino que Satisfaz”, para Chanceller, e, em 1976, a que ficou conhecida como a “Lei de Gerson”, para os cigarros Vila Rica, aquela em que Gerson, então jogador da Seleção Brasileira de Futebol, dizia que era preciso levar vantagem em tudo. “Leve vantagem você também”, afirmava o atleta.
E depois, em São Paulo, em 1984, pela Standard, Ogilvy & Mather, a da vodka Orloff “Pense em você amanhã, peça Orloff hoje”.
Antes de entrar na publicidade, Lewkowicz, que nasceu no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, estudou arquitetura. Depois, esteve em agências como Salles e SLBB, até fazer sociedade com Luiz Lara, em 1992, na Lew’Lara, vendida, enfim, para a multinacional TBWA em 2007. Apesar de a agência manter seu nome, Jaques se desligou do dia a dia do mercado a partir de 2013.
Um registro histórico interessante, pouco lembrado nos demais necrológios de Lewkowicz, é que a Lew, Lara só passou a ter aquela denominação a partir de 1996!
Quando foi fundada, em 1992, se chamava Lew, Lara, Propeg, sendo apresentada ao mercado em coletiva à imprensa, em restaurante da Haddock Lobo.
O projeto foi planejado por Francisco Madia de Souza, que apresentou Luiz Lara e Jacques ao fundador da Propeg, Rodrigo Sá Menezes.
De família judaica, Jaques não terá seu velório neste shabat, mas no domingo 21/07, a partir das 11 horas no cemitério israelita do Butantã, em São Paulo. Ele deixa dois filhos — Rodrigo e Juliana — e a mulher Cristina.