• Embratur antecipa fim de contratos com Calia e Propeg e abre nova licitação de agências

    Com direito a atender a Embratur até 2026 — como vencedoras da concorrência realizada em 2021 — as agências Calia e Propeg terão que brigar de novo pela conta.

    Publicidade

    O órgão oficial de promoção de turismo do Brasil lançou este mês uma nova licitação de publicidade — a Concorrência nº 90001/2024 –, que prevê o valor de R$ 120 milhões a serem divididos entre três agências no primeiro ano. Um aumento de nada menos que 77% da verba alocada para a área na mais recente renovação de contrato com as agências atuais (veja link no rodapé).

    Apesar de a documentação estar datada de 07/07/2024, a Janela não conseguiu localizar qualquer chamada a respeito no Diário Oficial da União entre 05/07/2024 e 15/07/2024. Apenas um link do Google Docs para se chegar aos diversos editais do órgão.

    Isso não é de todo novidade. Em 2020, já registrávamos que a transformação que o então presidente Bolsonaro promoveu, de transformar a Embratur em agência, havia tornado o antigo “Instituto Brasileiro de Turismo” em uma caixa preta. Na época, quando tentamos informações, a assessoria de imprensa nos mandou reclamar com a ouvidoria. Como se vê, nada mudou mesmo dentro do Governo Lula e com Marcelo Freixo (foto) na presidência.

    O documento publicado, no formato pdf (sem permitir busca de palavras), determina que a entrega acontecerá no auditório da Embratur em 28/08/2024.

    Ele contém também o briefing a partir da página 42, onde se lê que o desafio da comunicação para as agências desenvolverem em campanhas especulativas é atingir especialmente o público europeu para vir fazer turismo no Brasil através dos seus atrativos de natureza e cultura, aumentando o ticket médio gasto no país.

    Ainda segundo levantamento da Janela, atualizado a partir de publicação no Diário Oficial da União de 27/03/2024, Calia e Propeg chegaram a renovar seus contratos em 24/05/2024, valendo até 24/05/2025. Quando as duas levaram a conta, apenas a agência Fields havia disputado contra elas.

    (Foto de Marcelo Freixo por Eric Ribeiro)

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Embratur aumenta verba de publicidade para R$ 67,5 milhões com Calia e Propeg (em 19/04/2023)

    Embratur bate martelo: Calia e Propeg são suas novas agências (em 18/05/2021)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×