• Jornal do Brasil volta a ter marca colocada em leilão junto com rádios Cidade e JB

    Você investiria seu dinheiro para ser dono da marca “Jornal do Brasil”?

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    Se sim, terá sua chance no dia 20 de maio, quando o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, para que sejam quitadas dívidas trabalhistas do grupo, colocará em leilão tanto a marca Jornal do Brasil quanto a JB Online, e as rádios Cidade e Jornal do Brasil.

    O valor da penhora está próximo de R$ 1 milhão e, entre os reclamados na ação impetrada por Oswaldo Requião, que atuou há alguns anos no comercial do veículo, está inclusive a Indústria Verolme S.A., que tem, entre seus acionistas, o empresário Omar Resende Peres, o Catito.

    O mesmo que, em 2018, chegou a lançar uma tentativa impressa da publicação, com direito a evento  que reuniu o mercado carioca e que a Janela ajudou a organizar em Ipanema para festejar a oportunidade de termos de volta o tradicional diário carioca.

    Tempos depois, com a iniciativa não tendo dado certo, a própria Janela chegou a registrar outros leilões  judiciais com o mesmo objetivo de quitação de dívidas, alguns frustrados e outros realizados sem que ninguém sequer aparecesse para resgatar a marca (veja link no rodapé).

    Em 2021, inclusive, em conversa com a Janela, Catito Peres afirmou que poderiam até levar a marca, mas o direito de usar seguiria sendo dele.

    Realizado pela empresa WMS Leilões (veja os detalhes aqui) , o leilão do dia 20/05 está avaliado em R$ 10 milhões. Os atuais donos chegaram a alegar em juízo que o valor seria irrisório e que a marca valeria pelo menos R$ 98 milhões (ainda assim, muito abaixo dos R$ 250 milhões que já chegou a valer em levantamentos anteriores). Mas como não conseguiram provar a cifra dentro do prazo definido pelo TRT, segue valendo o valor anunciado pela WMS.

    O Jornal do Brasil começou a circular no dia 09 de abril de 1891. A edição completa foi disponibilizada pelo colecionador Barreto, no seu SlideShare.

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    JB vai a leilão mas Catito garante que mantém o uso da marca (em 19/07/2021)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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