Com a expressão “situação análoga à escravidão” cada vez mais aparecendo na mídia em ações da Polícia Federal, a Comissão Pastoral da Terra está entrando no ar com campanha publicitária para denunciar o que vêm acontecendo nas lavouras do café no país.
A organização, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contou com a agência Quintal para divulgar a denúncia de as pessoas, sem saber, poderem estar tomando um cafezinho depois do almoço com grãos cultivados por trabalhadores escravizados.
Diz a Pastoral que seu relatório “Conflitos no Campo” de 2023 registrou que mais de 3 mil trabalhadores escravizados foram libertados no Brasil naquele ano.
Infelizmente, a campanha não aponta que marcas estariam utilizando tal mão de obra. Nem diz o que o cidadão pode fazer, além de ajudar financeiramente a entidade, através de doações.
Mas o filme, apesar de utilizar imagens de arquivo, consegue um tal ritmo de edição, acompanhando a forte trilha, que realmente cria tensão no espectador até desaguar na denúncia incômoda sobre ele poder estar consumindo um produto de trabalho escravo.
“Apesar da escravidão moderna estar mais presente na zona rural, é na cidade que o produto dessa cadeia se realiza. Pode estar na mesa da cozinha, no nosso armário, na churrascaria da rua. Bem mais perto da gente do que imaginamos. A campanha busca causar indignação e provocar as empresas a terem um olhar mais atento às suas cadeias produtivas”, afirma Leonardo Brossa, sócio e planejador da Quintal.
Segundo Brossa, haverá ainda peças para falar da mesma situação na pecuária, têxtil e vinicultura, com material para plataformas digitais, jornais, mídia DOOH, rádio e plataformas de áudio.
Ficha Técnica:
Agência: Quintal
Atendimento: Millena Diniz e Camilla Oliveira
Planejamento: Leonardo Brossa
Direção de Criação: Rafael Ferrer e Daniel Ferreira
Criação: Rafael Ferrer, Luiz Eduardo Kuhner e Brendon Bravo
Mídia: Sergio Vancini, Flaviane Silva, Sergio Lacerda e Rodolfo Laranjeira
rodutora de Filme: Silence
Direção: Dudu Lopes
Montagem: Julio Oliveira
Produtora de Áudio: Lira Música
Coordenador de produção: Matheus Ribeiro.
Finalizador de áudio: Andre Pilla
Soundesign: Bruno Sumann
Diretor executivo: Marcio Espinosa