• Antonio Maciel deixa a Secom-PR e assume a Ascom do Ministério do Esporte

    Diretor de publicidade substituto da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) nos últimos 8 meses, Antonio Maciel está deixando a função para assumir a Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    O órgão foi recriado por Lula no início do seu governo, após ter sido incorporado, em 2019, no Governo Bolsonaro, ao Ministério da Cidadania. Hoje, o órgão é comandado pelo médico e político André Luiz Carvalho Ribeiro, mais conhecido como André Fufuca.

    Antônio Olívio dos Santos Maciel Barbosa é jornalista, com pós em Comunicação Pública. Iniciou a carreira na Assessoria de Relações Externas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, mas acabou se especializando no setor público, atuando como assessor de comunicação da Embratur.

    Brasiliense de nascimento, Maciel, durante o governo de Flavio Dino, no Maranhão, se deslocou para São Luis para atuar na comunicação. E lá, acabou sendo coordenador de conteúdo na Agência Informe, licitada para atender o Governo do Estado.

    Mais tarde, em Brasília, cuidou da comunicação em gabinetes de deputados como Rubens Jr. (PT-MA) e e Zeca Dirceu (PT-PR).

    Conta herdada

    A conta publicitária do Ministério do Esporte está dividida entre as agências Fields, Mene Portella e Nacional. A história é curiosa. Na verdade, as três haviam ganho a conta, em 2022, do Ministério da Cidadania, no valor de R$ 120 milhões.

    Com Lula, o Cidadania se tornou Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Esporte foi desmembrado, como citei acima. Só que, para não ficar desguarnecido do apoio publicitário, o novo governo liberou que, tanto o MDS, quanto o Esporte, herdassem as três agências, compartilhando também a verba licitada.

    Os contratos já foram renovados em 2023 e seguem para a segunda extensão este ano.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×