Com o uso da Inteligência Artificial, o sambista carioca Cartola — que era torcedor do Fluminense — se tornou a voz do comercial de estreia da agência Wieden + Kennedy São Paulo para seu recém-conquistado cliente, a plataforma de apostas Betano.
No filme, Cartola canta a música Tá Escrito, de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, que se tornou o hino do tricolor na conquista da Libertadores 2023.
A homenagem também serviu para marcar o encerramento, na quarta-feira, 03/04, do patrocínio master da Betano ao time carioca, que durou de 2021 a 2024, com a marca estampada à frente da camiseta.
A peça retrata diversos momentos do Fluminense e está ganhando veiculação em TV aberta, com desdobramentos para mídia exterior, social e digital.
Para chegar ao resultado, o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e Lukthis Studio contam que analisaram horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista, cuja família não só autorizou a produção como recebeu os direitos autorais pela utilização do sampling da voz.
A criação do trabalho foi do redator Junior Silveira com os diretores de arte Guilherme Sill e João Jazra, e a direção do filme ficou com DRVNK, o nome artístico do criativo paulista Cesar Brandão, que atua dentro mesmo da W+K de São Paulo.
Aliás, se vale explicar, Cesar ganhou o apelido de Drunk por conta de um musical que criou, The Drunk Orchestra. Pouco depois, o U virou V e o resto é história.