“O Burger King se rendeu à cultura da depravação”, afirmou nesta quinta-feira, 15/02, em postagem no seu X (ex-Twitter) o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil – SE).
O protesto do parlamentar se refere ao uso do ator pornô Kid Bengala na nova campanha da rede de lanchonetes, em um dos primeiros trabalhos da agência Jotacom para o cliente, que também é atendido pelas agências David e A-Lab. Nela, Kid é apresentado como “Kid BKla – Especialista em tamanho”.
Valadares chega a convocar os cristãos a dizer “não a esse tipo de publicidade”, refletindo a polêmica que a peça desencadeou nas redes sociais, com elogios a quem achou divertida e críticas de quem discordou da estratégia.
A ideia da agência foi remeter os produtos do BK à imagem de serem exagerados, considerando a fama de Kid Bengala ter seu pênis avantajado.
O que levou o internauta a Guilherme Baumhardt (@gbjornalista) a dizer que o Burger King estaria “comparando o hambúrguer que faz com um pinto”. E a internauta Fernanda Salles (@reportersalles) a reclamar de o comercial ser “cheio de frases de duplo sentido e alusões ao sexo”.
(ATUALIZAÇÃO: Ainda neste 15/02, o Burger King retirou a campanha do ar. Veja matéria também na Janela. Com isso, estamos reproduzindo a seguir, o vídeo salvo e compartilhado por outro usuário do X):
Como tanka o Burger King Brasil chamando o Kid Bengala pra fazer comercial sexualizando comida? pic.twitter.com/fZdS2mj57H
— Como Tanka o Bostil? (@Como_Tanka) February 14, 2024
A Janela entrou em contato com as assessorias do Burger King e da agência Jotacom. Tanto os times da lanchonete quanto da Jotacom responderam não desejarem se manifestar a respeito.
Vc não entra em assunto de promiscuidade com seus filhos e prima por uma educação de acordo com seus princípios, vai ter que explicar está apelação publicitária. Sou educadora e ainda não sei como abordar caso seja questionada. País do avesso!
Que ideia de jerico!
Não se mistura sexo com alimento, vá lá que seja um hamburguer(!) . Quando estou colocando um lanche na boca, não quero pensar e enem comparar a marca com a bengala do kid.
[…] site “Janela Publicitária“, do jornalista Marcio Ehrlich, alertou para as críticas recebidas pela propaganda criada […]