• Sem transparência e sob críticas, Itaipu define nova agência de publicidade

    Às vésperas do Natal e sem qualquer atualização, durante o processo de concorrência, em suas páginas da internet, a Itaipu Binacional definiu a agência Octopus, de Santo André-SP, como sua nova agência de publicidade.

    Publicidade

    Ela ficará responsável por uma verba de R$ 20 milhões por ano para cuidar da comunicação institucional, promocional e legal, podendo ter o contrato renovado para até cinco anos de atendimento.

    A licitação vem recebendo críticas desde seu lançamento, considerando que, não tendo concorrentes no mercado, a Itaipu Binacional não precisaria investir em publicidade para defender ou ampliar seu mercado.

    Desde que a Janela registrou o lançamento da concorrência, temos tentado nos manter atualizados sobre os passos do processo, inclusive demandando a Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação Social (CS.GB), mais informações sobre as notas concedidas às agências que participaram da disputa: Binder, Gpac, Imam, Leiaute, Nacional, Octopus, Trade e Vivas.

    Os conceitos concorrentes

    No máximo, conseguimos, graças ao diretor de uma das concorrentes, que recebeu por e-mail uma das atas divulgadas internamente, saber os temas das campanhas entregues por cada uma:

    Binder: “A força da nossa energia”
    Gpac: “Eu vejo a energia de Itaipu”
    Imam: “Nos usamos uma Itaipu inteira para gerar ummundo mais sustentável”
    Leiaute: “Cuidar do planeta e cuidar das pessoas”
    Nacional: “Itaipu, líder mundial na energia que faz o mundo melhor”
    Octopus: “Itaipu, energia que se faz presente”
    Trade: “Itaipu, energia para mudar o mundo”
    Vivas: “Itaipu, nossa usina”

    Quanto às notas concedidas a cada proposta, nada.

    Em resposta à Janela, dois dias antes da divulgação dos resultados, a executiva esclareceu, porém, que Itaipu não é obrigada a seguir as regras de transparência de outras estatais em seus processos licitatórios, já que é regida pela Norma Geral de Licitações (NGL), “uma norma binacional, aplicável ao Brasil e ao Paraguai”, já que “decorre da natureza jurídica de empresa pública internacional (…) que preconiza a igualdade de direitos e obrigações aos dois países”.

    Desta forma, mesmo sendo um veículo de comunicação, a Janela foi encaminhada a pedir mais informações à Ouvidoria de Itaipu, não à Assessoria de Imprensa. Com a garantia de que a área competente responderia em “no máximo” 15 dias úteis.

    Obrigado, Itaipu!

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Conta de R$ 20 milhões de Itaipu atrai oito agências de publicidade (em 06/10/2023)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Adauri

      A licitação ainda não acabou. Está na fase de recurso. Ainda tem muita água pra rolar por estas turbinas.

    seta
    ×