• Sinapro-RJ comemora 80 anos com evento sobre sustentabilidade na publicidade

    Uma das primeiras entidades do setor publicitário brasileiro — afinal, nasceu quando o Rio ainda era o Distrito Federal, capital da República — o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro está completando 80 anos em 2023.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    E a comemoração vai acontecer no próximo dia 09/11, com uma programação de mais de oito horas  no Centro de Convenções do RB1, da Praça Mauá, debatendo os mais variados temas que envolvem empresários e profissionais de propaganda, desde as próprias mudanças no sistema sindical até a criatividade e o futuro das agências.

    Só para sermos mais precisos, o órgão não nasceu como “sindicato”, mas como Associação Profissional das Empresas de Publicidade — a data exata de 1943 se perdeu –, passando a ser o representante sindical dos empresários do setor no final dos anos 1950, a partir das mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) do Governo Getúlio Vargas.

    Para Phelipe Pógere, que encabeça atualmente a diretoria da entidade, mais que comemorar os 80 anos de história do Sinapro-RJ, o evento é uma “oportunidade para o mercado se unir rumo à construção dos caminhos que transformarão o mercado publicitário do estado do Rio de Janeiro”.

    A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada. O cadastramento pode ser feito neste link. Veja abaixo a programação completa.

    Publicidade

     

    PROGRAMAÇÃO

    13h30 – Credenciamento/Recepção

    14h – Abertura do evento
    A história e o processo de transformação do Sinapro-RJ
    Apresentação: Phelipe Pógere (Presidente do Sinapro-RJ e CEO da Brick)
    Publicitário e advogado pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Empresarial pela FGV. É o CEO da agência Brick, atua no mercado de comunicação há mais de 15 anos. Assumiu a presidência do Sindicato das Agências de Publicidade do Estado do Rio de Janeiro em 2021 e lidera as transformações do Sinapro-RJ em busca de reestruturação, modernização e criação de serviços relevantes para as agências.

    14h30 – A jornada de transformação do Cenp
    O modelo bem-sucedido de autorregulação do mercado publicitário brasileiro tem no Cenp um dos seus pilares. A entidade atualizou sua governança, gestão e missão para acompanhar as rápidas transformações da nossa indústria e resgatar sua relevância. De órgão fiscalizador, o Cenp passou a ser uma entidade disseminadora e emuladora de melhores práticas. Nesta apresentação, o presidente do Cenp, Luiz Lara, enfatiza a importância da atualização do sistema de governança e da modernização das entidades do setor.
    Apresentação: Luiz Lara (Presidente do Cenp)

    15h05 – A Governança como pedra angular da agenda ESG
    Painel em formato de talk show irá discorrer sobre como a Governança é a pedra angular do ESG, proporcionando a estrutura necessária para a gestão responsável dos negócios. Ela orienta as organizações na busca de práticas transparentes, éticas e sustentáveis que beneficiam não apenas os acionistas, mas também as partes interessadas e a sociedade como um todo. No caso das entidades, o conceito da governança também impulsiona a excelência, a transparência e o crescimento sustentável da indústria.
    Painelista: Osvaldo Barbosa de Oliveira (Venture Partner da gestora de Venture Capital KPTL e Conselheiro de empresas. Foi CEO do LinkedIn LATAM, trabalhou 22 anos na Microsoft, sendo seu último cargo General Manager das áreas de MSN, Publicidade e Consumer Marketing. Foi presidente do IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau)
    Moderação: Regina Augusto (Diretora executiva do Cenp)

    15h40 – Negócios, Sustentabilidade e Confiança
    Uma relação sustentável e duradoura entre uma agência de publicidade e um cliente precisa se basear em confiança e em compartilhamento de valores. Neste painel, uma conversa franca e aberta com executivos que têm em comum uma relação longeva e frutífera. Qual a chave para este tipo de pactuação? Quais os combinados e os desafios para que os trabalhos reflitam uma troca mútua onde todos ganham e a relação possa render frutos e prosperar apesar das dificuldades que sempre existirão em relacionamentos de longo prazo?
    Painelistas: Agências e Anunciantes – Cris Miranda (Diretora de Atendimento da Artplan) e Renata Rudge (Head de Marca e Publicidade da Yduqs), Ana Paula Perdigão (Diretora de Negócios WMcCann) e Maíra da Matta (CMO da L’Oréal)
    Moderadora: Regina Augusto (Diretora executiva do Cenp)

    16h20 – O ESG e as Agências de Publicidade
    O ESG nas agências de publicidade. Entenda como as práticas ambientais, sociais e de governança estão moldando o sucesso e a reputação do setor.
    Apresentação: Alexis Pagliarini (CEO/Founder da Criativista ESG4, especialista em ESG e processos de Criatividade e Inovação com Propósito, membro do Conselho da UNESCO SOST Transcriativa, membro do Advisory Board do CMO Council – LATAM, colunista do jornal PROPMARK (coluna ESG no MKT) e da Revista Live MKT. Apresenta o Cannes Lions Road Show há 5 anos)

    17h – Homenagens 80 anos

    17h30 – Coffee Break

    18h00 – Ética
    Luiz Felipe Pondé traz reflexões e provocações a respeito de um tema relevante para a sustentabilidade, a ética.
    Apresentação: Luiz Felipe Pondé
    Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, escritor, diretor do laboratório de política comportamento e mídia da PUCSP, professor da FAAP, comentarista do Jornal da Cultura e colunista da Folha de S. Paulo.

    19h05 – Inclusão, Diversidade e as Agências
    A inclusão e diversidade e seu papel na sustentabilidade do negócio, sua relevância para criatividade e seu reflexo nos negócios e na sociedade (marcas, posicionamentos, produtos e campanhas).
    Painelistas: Débora Moura (Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e Artplan) Kellen Júlio (Head de Diversidade e Inclusão da Globo)
    Moderadora: Ciça Melo (Fundadora e consultora do Movimento Paratodos que atua na promoção da inclusão da pessoa com deficiência)

    19h40 – O Futuro das Agências
    Ao celebrar os 80 anos de uma entidade é inevitável falar do futuro. Um painel que propõe uma reflexão sobre o futuro das agências e das relações com o mercado.
    Painelistas: Carlos André Eyer (Órama), Lucas Daibert (Sócio e VP de Planejamento da Binder Reimagine) Márcio Borges (CEO da McCann) e Phelipe Pógere – (Presidente do Sinapro-RJ e CEO da Brick)

    20h10 – Criatividade e Sustentabilidade
    A criatividade como principal pilar de sustentabilidade do negócio da indústria criativa. Um papo aberto sobre criatividade e o futuro.
    Painelistas: Ana Rocha (Diretora de arte na WMcCann), Carolina Amorim (Head Nacional de Creative Data da Artplan), Gustavo Tirre (Diretor Executivo de Criação da Artplan), Ricardo Weitsman (Diretor Criativo na WMcCann), Tati Rodrigues (Diretora de Arte da Binder)
    Moderador: Bruno Pinaud (Diretor de Criação da Brick)

    21h00 – #SINAPROFORTE: Ecossistema sustentável a partir do engajamento associativo
    O Ecossistema Sinapro/Fenapro está lançando o “Programa de Desenvolvimento Sustentável do ambiente associativo”, cujo objetivo é ampliar a interlocução junto aos principais stakeholders do mercado publicitário e estimular um ambiente propício para o desenvolvimento associativo sustentável. Alinhado à missão da entidade de apoiar o fortalecimento da indústria publicitária através de movimentos voltados ao contexto de transformação, o programa contempla uma série de ações, iniciativas e projetos que podem contribuir para que todo o ecossistema se fortaleça e tenha um desenvolvimento sustentável.
    Apresentação: Daniel Queiroz (Presidente da Fenapro)

    21h20 – O Futuro do Sinapro-RJ
    Os desafios para se tornar o principal parceiro das agências no processo de transformação e sustentabilidade e de fomento do mercado do RJ.
    Phelipe Pógere (Presidente do Sinapro-RJ e CEO da Brick)

    21h40: – Coquetel de celebração Sinapro-RJ 80 anos

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×