• Projeto sobre o OOH no Rio segue na Câmara Municipal e setor vive insegurança

    Em novembro, se completam dois anos de tramitação, na Câmara Municipal do Rio, do Projeto de Lei Complementar nº 57/2021, que modernizaria a legislação carioca sobre a exibição de mídia exterior — hoje também chamada Out-Of-Home (OOH).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    A Secretaria de Ordem Pública do Rio, amarrada pelas regras atuais e por conceitos duvidosos, como achar que painéis de led podem atrapalhar a concentração de idosos ao atravessar a rua, segue em embates diários com as exibidoras de OOH, emitindo multas e notificações para a retirada de propriedades já instaladas.

    Como o que obrigou, nesta quarta-feira, 25/10, a que a empresa Movie Mídia desligasse seu mega painel da Lagoa-Barra, cuja licença, válida até ontem, 24/10, não foi renovada após uma série longa de disputas judiciais. A peça, instalada há 18 anos como painel estático, havia sido adaptada para digital em 2020, exibindo publicidade em uma área de 180m².

    A Movie Mídia emitiu um posicionamento a respeito:

    Na contramão de decisões judiciais recentes, que atestaram a plena legalidade do painel de LED instalado na Av. Visconde de Albuquerque, nº 1.302, a Prefeitura encaminhou à Movie Mídia auto de orientação, no próprio dia 24 de outubro, acenando com a possibilidade de vir a interferir indevidamente no equipamento neste dia 25 de outubro.

    Diante disso, a Movie Mídia optou por desligar temporariamente o painel, enquanto paralelamente se expede o novo reconhecimento dessa legalidade plena já atestada em outras oportunidades.

    A Movie Mídia tem a expectativa de religar o painel rapidamente, não sem deixar de expressar, desde já, a sua severa crítica, ecoada no mercado, quanto à forma pela qual a publicidade é disciplinada pelas leis do Rio de Janeiro.

    A lei ainda vigente fomenta manifesta insegurança jurídica e concede margem a arbitrariedades, em desprestígio dos atores institucionais e da coletividade, a tornar urgente a apreciação, pela Câmara dos Vereadores, do projeto de lei responsável por corrigir esse pernicioso cenário, já aprovado em primeira votação.

    A Janela também está buscando contato com os vereadores responsáveis pelo PLC 57/2021, para saber mais sobre a tramitação da proposta.


    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Vereadores do Rio vão discutir novas regras do OOH em sessão pública pelo YoutTube (em 23/11/2022)

    Subprefeito da Zona Sul desliga painel de DOOH em Copacabana (em 21/10/2022)

    Prefeitura quer que Movie Mídia retire o mega painel de LED do Leblon (em 11/01/2022)

    OOH no Rio pode ganhar nova regulamentação em projeto na Câmara (em 24/11/2021)

    Movie Mídia instala painel de LED de 180 m² na Gávea (em 23/09/2020)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×