• Ação publicitária com Juliette e Duda Beat gera polêmica de plágio com Emicida

    Mais uma campanha publicitária chegou aos trending topics das redes sociais brasileiras nesta quarta-feira, 18, envolvendo agora as cantoras Juliette e Duda Beat.

    Publicidade
    Publicidade

    O single Magia Amarela, lançado no YouTube na terça-feira, 17/10, como uma parceria das duas, foi acusado por Evandro Fióti, irmão do rapper Emicida, de ser plágio da canção AmarElo, lançada em 2019. E que vem servindo de guarda-chuva para uma enorme série de vídeos do artista, assim como de sua turnê pelo país.

    Com a acusação se tornando pública, acabou sendo revelado que a canção Magia Amarela era parte de uma ação criada pela agência Galeria para seu novo cliente Bauducco.

    A primeira a se defender  foi Duda Beat, que, em nota, citou ter sido contratada pela marca. O comunicado garantiu que “não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”.

    Pelo lado de Juliette, a assessoria BPM.com publicou que a ex-BBB foi apenas “contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual”. O post afirmava também que a equipe da cantora estaria “em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

    A canção chegou a entrar no YouTube de Juliette. Como (veja abaixo), a campanha foi cancelada, a cantora retirou o vídeo, que ainda continua, porém, em um outro canal, com a letra.

    A Janela chegou a publicar o vídeo original. Com a retirada do ar, passamos agora a exibir o canal Musica Letra:

    No final da tarde de quarta-feira, com os comentários se avolumando nas redes, a assessoria da Bauducco, em conjunto com a Galeria, emitiu nota oficial deixando a entender que tudo não passou de coincidência com o conceito que vinha sendo desenvolvido por Emicida no seu projeto AmarElo.

    Até porque a cor amarela é parte da identidade visual da Bauducco, dominando todas as suas embalagens.

    Segundo informações que chegaram à Janela, o fato de profissionais ligados a Emicida terem conversado com a produção foi parte normal do processo, com diversos outros artista também tendo sido ouvidos.

    Veja aqui o posicionamento oficial da Bauducco com a Galeria:

    A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

    A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

    Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

    Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

    Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×