O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que acontece de 12 a 18 de setembro, vai ganhar desde filmes a cartazes de cinema denunciando um terror maior: a violência doméstica.
A iniciativa é da agência Made em parceria com o estúdio de ilustração Nuts, de brasileiros que estão radicados agora em Portugal, a partir de uma demanda da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
E que ganhou desdobramento, no Brasil, para a startup “Somos Todas Marias”, que transforma a vida de mulheres empreendedoras da periferia.
Os filmes, por exemplo, trazem mulheres assistindo a um filme de terror quando são abordadas pelos companheiros de maneira agressiva e crescente.
Os personagens dos filmes de terror que, em tese, estão ali para assustar, ficam ainda mais aterrorizados com o que estão vendo e vão embora.
Além dos filmes para TV, cinema e internet, a campanha multiplataforma ainda inclui anúncios, cartazes, posts e filtros para as redes sociais, sempre com a atmosfera e direção de arte remetendo à linguagem dos filmes de terror.
Ficha Técnica:
Título: “Terror mesmo é a violência doméstica”
Agência: Made e Studio Nuts
Anunciante: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e Somos Todas Marias
Criação: Álvaro Rodrigues e Tico Moraes
Diretor filme: Sérgio Henriques
Diretor de fotografia: Miguel Robalo
Assistente de câmera: Francisco Lory e João Pereira
Assistente de direção: Afonso Girão
Atores: Eloy Patrício, Vanessa, Dora Alves
Produção executiva: Valéria Lima
Produção: Studio Nuts
Produtora: Vanessa Nunes
Make-up, make up FX: Magali
Edição: Sérgio Henriques, Kim Mendonça
Pós-produção: Kim Mendonça
Color grading: Pedro Conforti
Produtora de som: Sphere Trax e Sonido
Compositor trilha sonora: Sefi Carmel
Agradecimentos especiais: Paulo Henriques, Samuel Amaral, Cascais School of Arts e João Monteiro (MOTEL/X)
Ilustração campanha impressa: Studio Nuts