A Secretaria de Ordem Pública botou abaixo três painéis de led já prestes a funcionar dentro do estacionamento do aeroporto Santos Dumont, em frente à área de desembarque.
As peças haviam sido instaladas pela empresa de mídia exterior Neooh, que pretendia comercializar publicidade no espaço, com equipamento fornecido pela LedWave.
Na madrugada de quarta-feira, 02, no entanto, funcionários da SOP acionaram as empresas com a ordem de retirar todo o equipamento. A Neooh e a LedWave conseguiram recuperar as telas de led, após o que as três torres de aço, de quase 10 metros de altura, foram desmontadas com maçaricos pela equipe da Secretaria.
Em declarações à mídia, que registrou a ação de derrubada, a Prefeitura do Rio informou que a medida se devia à Neooh ter feito o pedido de liberação para ocupar o espaço com publicidade, mas que a autorização não chegou a ser concedida.
Autorização federal
Em conversa com a Janela, Leonardo Chebly, CEO da Neooh, empresa que já tem diversas propriedades dentro do Santos Dumont, esclareceu que, ao contrário do que alegou a Prefeitura, nunca houve solicitação ao poder municipal para a instalação das placas, porque o estacionamento do Santos Dumont pertence à Infraero. Portanto, a área seria controlada pelo Governo Federal.
Chebly conta que, seguindo a orientação da própria administração do aeroporto, caberia à Infraero liberar a instalação das placas. “Há seis meses já vínhamos tratando deste processo, inclusive apresentando o Atestado de Responsabilidade Técnica (ART). Só começamos a montar as torres após termos toda a documentação certificada pelos órgãos federais”, garantiu o CEO da Neooh.
Leonardo Chebly estima ter investido pelo menos R$ 500 mil em todo o projeto, calculando o prejuízo com a retirada das torres em pelo menos R$ 100 mil. “Já hoje pela manhã entregamos todo o caso para o nosso jurídico, para as medidas cabíveis e determinar, afinal, sob que jurisdição está realmente o estacionamento do Santos Dumont”, afirmou.
Novo comando no Rio
A Neooh, aliás, está agora com novo diretor comercial no mercado carioca.
É Paolo Azevedo, que estava há quase oito anos na JCDecaux, depois de 14 anos na operadora TIM.
O executivo havia deixado a exibidora de OOH para cuidar de projetos pessoais, quando foi convidado pelo diretor comercial nacional da Neooh, Gustavo Silva, a se juntar à empresa.
Como a Neooh tem planos de crescimento no mercado carioca, Gustavo precisava de alguém urgentemente para ocupar a função em que esteve, até recentemente, Haydée Figueiredo.
Ela havia assumido a direção comercial da Neooh no Rio em 2022, mas deixou o cargo para passar a atuar a Mude, outra empresa carioca da área de mídia exterior.