Assim como cigarros são obrigados a conter uma advertência sobre os males que causam, a ONG ACT Promoção da Saúde está propondo que o mesmo aconteça com os refrigerantes e outros alimentos ultraprocessados.
Ao menos ela já está fazendo isso na nova fase de sua campanha de conscientização da população, batizada de Doce Veneno, que coincide com um site criado com o domínio doceveneno.org, onde o visitante é convidado a assinar uma petição pela causa.
As peças, criadas pela agência 3A, seguem o padrão da propaganda de cigarros, só que, no lugar de “O Ministério da Saúde adverte”, está “A ciência adverte”.
Ela ganhou versões, nas praças de Brasília e São Paulo, como filmes, anúncios de jornais, spots de rádios, painéis e mídias digitais.
Estão na mira, além dos refrigerantes, outros ultraprocessados como biscoitos e salsichas, que a ACT considera que são igualmente prejudiciais à saúde.
Ficha Técnica:
Cliente: ACT Promoção da Saúde
Agência: 3A Brasil
VP de Criação: Henrique Carvalho
Diretor de Criação: Roberto Sá Filho
Coordenador de Criação: João Ricardo Santos
Redação: Roberto Sá Filho e Fanny Teixeira
Direção de Arte: Moa Marques e João Ricardo Santos
RTV-C: Jadilson Figueiredo
Gestor de Novos Negócios: Mauro Lopes
Supervisor de Atendimento: André Melo
Gerentes de Mídia: Bárbara Nunes e Katia Carvalho
Coordenador de Mídia: Ozias Gomes
Aprovação: Daniela Guedes e Tainá Costa
Produtora: Last Potato
Diretor: Victor Lima
Atendimento/Last Potato: Paulo Henrique Wanderley
Foto: Handam