A campanha do Imposto de Renda voltou a sair do padrão de “propaganda governamental”, lembrando a liberdade que teve a agência DPZ, em 1979, ao lançar o leão como símbolo da Receita Federal, lançando um personagem usado até hoje.
O novo comercial do Ministério da Fazenda, assinado pela Propeg, chega a abrir três cenários e figurinos em tempos diferentes — das cavernas, da Idade Média, e dos anos 1960 — para finalmente mostrar que agora o processo de preencher uma declaração de renda se modernizou.
“A ideia é transformar um tema árido em algo leve, que chame atenção para a declaração sem cair nos lugares comuns de campanhas do segmento”, comentou Maurício Passarinho, diretor de criação da agência.
O objetivo, explica a Secom, é desmistificar a percepção que a população brasileira ainda tem sobre obrigatoriedade de declarar sua renda. “A declaração do Imposto de Renda evoluiu. O resto é história”, diz o filme de 30″, com versão de 15″ para TV e digital, que entrou no ar esta semana, acompanhado de spots para rádio e peças digitais para as redes sociais do próprio Governo Federal.
Ficha Técnica
Título: Declaração Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF 2023
Cliente: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom
CCO: Emerson Braga
Direção de Criação: Maurício Passarinho
Criação: Vinicius Dalla, Maurício Passarinho e Thiago Machado
Atendimento: Gustavo Burnett, Jorge Bueno, Julio Alves, Gabriela Murad e Lorena Carvalho
Mídia: Guilherme Franco, Scheila Bittencourt, Fábio Caldas, Beatriz Nunes, Glesio Batista, Rafael Herani, Phillipe Ota e Marcos Alencar
Planejamento: Maurício Pinho e Giovanna Molinari
Produção RTV: Wilma Godoy e Hellen Cristhine
Produtora Filme: A Casa
Produção Executiva: Marina Marttins
Direção de Cena: Nico Matteis
Assistente de Direção: Priscila Moreira e Milena Ibanez
Direção de Fotografia: Nico Matteis
Direção de Arte: Mariana Ricardi
Diretora de Produção: Luciana Calil
Produtora de Elenco: Cristina Saito
Produtora de Figurino: Milton Fucci Junior
Produtora de Áudio: Muzak
Diretor Musical: Ed Staudinger
Produção: Joana Saint’Anna
Sound Design: Paulo Barreto
SECOM
Ministro Chefe: Paulo Roberto Severo Pimenta
Secretária de Publicidade e Patrocínios: Mariana Seixas Lima
Diretor de Publicidade: Emerson Muzi
Diretor de Mídia: Fabrício Lazzarini Carbonel
Assessor de Publicidade: Jairo da Silva Muniz Sobrinho
Coordenadora-Geral de Conteúdo Publicitário: Cátia Siqueira Macedo
Coordenadora-Geral de Mídia: Daniele Maldaner da Silva
Assessora Técnica de Conteúdo: Eucimeire Ferreira da Silva
Assessor Técnico de Mídia: Geraldo Messias Campos Filho