A publicidade brasileira movimentou R$ 21,2 bilhões em 2022, segundo levantamento do Cenp-Meios, após ouvir 326 agências, sendo 268 matrizes e 58 filiais.
Este levantamento anual considerou os investimentos em mídia no último ano, comparando com 2021, quando os números haviam apontado um valor de R$ 19,7 bilhões. Houve, aliás, um aumento no volume de agências participantes: a leitura de 2021 contemplava 298 agências.
De acordo com o relatório do Cenp-Meios, “no primeiro semestre de 2022, o indicador de evolução do mercado chegou a 12,5%, diante de 2021, indicando ainda os reflexos da base mais baixa no ano anterior devido aos impactos da pandemia de Covid-19”.
Veja abaixo a distribuição daqueles valores de mídia de acordo com cada meio:
JAN-DEZ/2022 |
|||
MEIO | Valor Faturado (000) |
USD(000) | Share (%) |
CINEMA | R$ 53.608 | US$ 10.469 | 0,3% |
INTERNET | R$ 7.591.921 | US$ 1.478.353 | 35,7% |
ÁUDIO | R$ 19.906 | US$ 3.834 | 0,3% |
BUSCA | R$ 437.366 | US$ 85.015 | 5,8% |
DISPLAY E OUTROS | R$ 5.154.696 | US$ 1.004.118 | 67,9% |
SOCIAL | R$ 1.543.459 | US$ 300.660 | 20,3% |
VÍDEO | R$ 436.495 | US$ 84.729 | 5,7% |
JORNAL | R$ 355.638 | US$ 68.994 | 1,7% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ 2.160.781 | US$ 421.009 | 10,2% |
RÁDIO | R$ 778.943 | US$ 151.861 | 3,7% |
REVISTA | R$ 90.711 | US$ 17.660 | 0,4% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 8.863.752 | US$ 1.724.047 | 41,7% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA5 | R$ 1.346.167 | US$ 261.569 | 6,3% |
Total | R$ 21.241.516 | US$ 4.133.958 |
E por região, lembrando que “mercado nacional” significa as veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação.
O Cenp-Meios destaca que não se trata da soma dos resultados por região, e sim o que seria uma região própria. Ou seja, os demais podem ser entendidos como mídia local.
JAN-DEZ/2022 |
|||
REGIÃO | Valor Faturado (000) |
USD (000) | Share (%) |
CENTRO-OESTE | R$ 531.508 | US$ 103.692 | 2,5% |
NORDESTE | R$ 945.199 | US $ 184.334 | 4,4% |
NORTE | R$ 251.620 | US $ 48.909 | 1,2% |
SUDESTE | R$ 4.068.819 | US $ 791.695 | 19,2% |
SUL | R$ 799.360 | US $ 155.522 | 3,8% |
MERCADO NACIONAL | R$ 14.645.006 | US $ 2.849.803 | 68,9% |
Total | R$ 21.241.515 | US $ 4.133.957 |