“Missão cumprida”, declarou o o diretor de marketing do McDonald’s, João Branco, em seu perfil do Linkedin.
A postagem festejava a legenda utilizada em um episódio da terceira temporada da série “Emily in Paris” da Netflix, quando Sylvie, a diretora da agência de publicidade em que Emily trabalha, fala para sua equipe correr atrás da conta de lançamento do McBaguette, que o McDonald’s francês estaria para começar a vender. Apesar de Sylvie falar McDonald’s, na legenda surgiu “Vão atrás do Méqui”.
A expressão Méqui nasceu em setembro de 2019, quando lojas do McDonald’s no Rio e em São Paulo mudaram suas fachadas para adotar a expressão. A ação foi assinada quando a conta ainda estava na DPZ&T, comemorando os 40 anos da marca no Brasil com uma versão “abrasileirada” da rede, como os brasileiros a chamariam carinhosamente. Hoje, a comunicação está à cargo da agência Galeria.
João Branco anunciou no início deste mês de dezembro que estaria deixando o McDonald’s brasileiro, depois de oito anos à frente do marketing, para se dedicar a projetos próprios. Seu próprio perfil do Linkedin se identificava como “João Branco do Méqui”. Ele, que agora está como “Fala João Branco” na rede social, fica no cargo até fevereiro de 2023, segundo informou à Janela.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• João Branco anuncia sua saída do marketing do McDonald’s (em 12/12/2022)