Em outubro, após as eleições presidenciais, a Janela já perguntava em matéria sobre o que viria a ser a nova Secom: “Será que Lula trará de volta a publicidade de governo para perto de si?”
Esta semana, os bastidores de Brasília garantem que sim. A antiga Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom-PR), que comanda as verbas de publicidade do Governo Federal, deverá ser desmembrada do Ministério das Comunicações, para onde foi despachada por Jair Bolsonaro.
O órgão já aparece em listas do que seriam os 37 futuros ministérios de Luiz Inácio Lula da Silva, como já aconteceu no passado.
Apesar de a mudança estar praticamente confirmada, Lula ainda não teria batido o martelo sobre quem seria o novo ministro.
Há tanto políticos quanto profissionais de comunicação entre os candidatos. Como o publicitário Sidônio Palmeira (ao centro, na foto), marqueteiro de Lula na campanha e que vem participando da comunicação do processo de transição. Sidônio é o fundador da agência Leiaute, que tem sede em Salvador (BA) e escritório no Rio de Janeiro.
E, entre os políticos, dois ex-jornalistas e atuais deputados federais pelo PT: Paulo Pimenta (PT-RS, à esquerda, na foto) e Rui Falcão (PT-SP, à direita). Cada um apoiado pelos núcleos políticos das respectivas regiões.
Como a prioridade de Lula, no momento, é aprovar a PEC da Transição, a expectativa em Brasília é que o mandatário da nova Secom só venha a ser oficializado mais para a frente, nesta semana.
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