Uma emenda do vereador Paulo Pinheiro (PSOL) retirou, esta semana, R$ 100 milhões dos R$ 167,6 milhões — um corte de 60% — da verba de publicidade que a Prefeitura do Rio pretendia aprovar para a Lei Orçamentária Anual de 2023.
Com a manobra da oposição, Eduardo Paes poderá ter que arcar com menos disponibilidade de investimentos em sua comunicação no próximo ano do que alcançou em 2022, quando a LOA estabeleceu R$ 129,8 milhões para a área.
Segundo a emenda de Pinheiro, aqueles R$ 100 milhões retirados da publicidade deverão ir para a área de saúde.
Esta não é a primeira iniciativa de Paulo Pinheiro contra os investimentos de publicidade no município. No planejamento para o exercício de 2017 — quando Eduardo Paes também ocupava o executivo –, ele chegou a apresentar a emenda aditiva 2959/2016, estabelecendo um teto máximo de gastos com publicidade de 0,2% do valor global realizado com investimentos no exercício anterior.
De qualquer forma, analistas apontam que haverá uma brecha para que Paes não fique sem poder se comunicar com a população através das campanhas previstas para o próximo ano, já que, na aprovação, terça-feira, 13/12, do PL 1513/2022, do Poder Executivo, o prefeito teria uma margem de 30% para remanejamentos à sua disposição.
Procurada, a Prefeitura do Rio não se manifestou a respeito até o fechamento desta matéria.