Foram três anos que o Interactive Advertising Bureau Brasil ficou afastado do Cenp. Quando saiu, o órgão ainda se chamava Comitê Executivo das Normas-Padrão — daí a sigla — e agora modernizou-se como Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário.
O IAB hoje está presente em mais de 45 países. Com a volta, o Fórum voltará a ter representação de vozes da publicidade digital, ocupando oito das 32 cadeiras do Conselho, comemora Cris Camargo, presidente executiva do IAB.
A saída do IAB aconteceu em julho de 2019, quando Ana Moisés, diretora do Linkedin, presidia a entidade. Na época, o Cenp havia passado a considerar que cinco categorias da internet (busca, social, vídeo, áudio e display e outros) passariam a ser consideradas veículos, como já são meios como cinema, jornal, revista, televisão, rádio e mídia exterior.
E, em 2021, foi a vez da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) se desligar do Cenp, que tem como fundadoras as associações Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.