O prédio multicolorido da Inovateca da UFRJ — na Cidade Universitária do Rio — foi a inspiração para o rebranding da Agência UFRJ de Inovação, que não só mudou de nome como de marca.
O projeto, assinado pelo designer gráfico Fábio Léda, incorporou para todos os setores da área os quadrados coloridos que chamam a atenção de quem circula pelos espaços ocupados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na Ilha do Fundão. Lá, na estrutura batizada de Cubo Mágico, é onde está instalada a Inovateca, espaço para atividades que estimulam trocas de conhecimento e de novação.
No processo de rebranding, não apenas a Agência UFRJ de Inovação passou a se identificar como Inova UFRJ, como a própria Inovateca e todo o Parque Tecnológico ganharam novas assinaturas, integrada ao visual atual.
A coordenadora da Inova UFRJ, Kelyane Silva, lembra que a instituição é a responsável pelas patentes e registros das criações intelectuais dos pesquisadores da UFRJ. A mudança na identidade foi exatamente “para espelhar o compromisso com todo o ecossistema de inovação que move a universidade”. disse.
A antiga logomarca, monocromática, representava três hélices estilizadas, que pretendiam simbolizar os pilares necessários para a inovação: a universidade, a iniciativa privada e o poder público.
De acordo com Keylane Silva, no novo design, “os vértices passam a ser representados por três cubos coloridos, que orbitam um quadrado azul formato por duas setas. A figura central representa a união dos três pilares e, por ser formada por duas setas apontando para lados opostos, passa a ideia de expansão”.