• Morre Lielzo Azambuja, diretor de arte e pintor, aos 84 anos

    Lielzo Azambuja em 2019

    “Meu pai pintou até o último dia de sua vida”, conta Vitor Azambuja sobre seu pai, Lielzo Azambuja, falecido no domingo, 02/10, aos 84 anos, vítima de câncer.

    Lielzo Azambuja em 1978
    Lielzo Azambuja em 1978

    Lielzo Fonseca de Azambuja, o Zamba, nasceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 1938. Aos 18 anos, incentivado por amigos que achavam que ele teria mais chances profissionais, veio para o Rio e, começando como ilustrador, tornou-se diretor de arte em grandes agências do mercado, dos anos 1960 a 1980, como Standard Ogilvy, Grant, J.Walter Thompson e MPM, colecionando vários prêmios.

    Mas a paixão de Lielzo era mesmo a arte, à qual se dedicou após se afastar da publicidade.

    Não por acaso, quando foi diretor do Clube de Criação do Rio, assumiu a representação no Brasil de um projeto internacional para divulgar os ilustradores brasileiros.

    Uma das séries de pinturas mais interessantes de Lielzo foi a adaptação de clássicos da arte para o universo carioca. Veja aqui abaixo:

    Lielzo, que faleceu dormindo, deixa a viúva Eliane Mahler Ferreira de Azambuja e seus filhos Vitor, Maria Cecile, Leonardo e Rafael.

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Nolita faz ação com Lielzo Azambuja pintando com café (em 03/10/2019)

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Maria Cecile Azambuja

      Sim, a paixão dele era a arte. Ele fez essa coleção dos “Clássicos da Pintura Visitam o Rio de Janeiro”, como um desafio a si mesmo. Será que eu consigo pintar como eles, utilizando a técnica de cada um deles? E conseguiu. Obrigada, Marcio.

    seta
    ×