• Sinapro-RJ impugna a concorrência do Sest/Senat e pede a sua anulação

    Sest Senat RJ

    O Sindicato das Agências do Rio entrou com pedido de impugnação à concorrência para agências de publicidade lançada pelo Serviço Social do Transporte (Sest) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Segundo o documento apresentado esta terça-feira, 23/08, àqueles órgãos, há tantos erros na conceituação da licitação — “são tantas e tão graves as desconformidades legais nele cometidas”, diz o Sinapro-RJ — que não restaria outra alternativa que anular o processo.

    O Sest/Senat é mais uma estrutura que faz parte do chamado Sistema S, que, por não se considerar uma entidade pública, tem definido que não precisa respeitar as regras estabelecidas pela Lei 12.232/2010, que regula as concorrências de publicidade dos órgãos de governo.

    Daí a concorrência 018/2022 daqueles órgãos se dar ao direito de fazer a seleção de agência exclusivamente pelo critério de menor preço.

    Como lembra, porém, Phelipe Pogere, presidente do Sinapro-RJ, que assina a impugnação, a prestação de serviços de comunicação “exige qualidade, exige eficiência” na abordagem do público alvo. “Como o Sest/Senat poderá contratar os serviços sem conhecer a competência da licitante, sem proposta técnica que justifique o preço apresentado?”, pergunta Pogere, lembrando que serviços de natureza intelectual não podem ser considerados como serviços comuns, como confecção de chaves ou pintura de paredes.

    O protesto da entidade carioca teve o respaldo de uma análise da área jurídica da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

    Toda a documentação da concorrência do Sest/Senat está disponível no site SSArquivos, onde se vê que a verba anual disponibilizada pelos dois órgãos será de R$ 1.080.000,00, divididos entre eles.

    A entrega das propostas estaria marcada para dia 31/08, às 10:00h, no Sest/Senat do bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro.

    Publicidade

    Veja a convocação original da concorrência:

    SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT – RIO DE JANEIRO/RJ
    AVISO DE LICITAÇÃO
    CONCORRÊNCIA Nº 18/2022
    O SENAT – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE e o SEST – SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE, comunica aos interessados que realizará Concorrência para selecionar e contratar empresa especializada em serviço de publicidade e propaganda, sob demanda, para atender as Unidades Operacionais do SEST SENAT vinculadas ao Conselho Regional Rio de Janeiro conforme especificado no Edital e seus Anexos, mediante o Menor Preço. O recebimento e abertura dos envelopes contendo documentação e a proposta serão no dia 31/08/2022, às 10:00. Para retirada do Edital e acesso às demais informações, os interessados deverão dirigir-se a Unidade SEST/SENAT – A07 – Estrada do Camboatá, 135 – Deodoro – Rio de Janeiro, em até 03 (três) dias antes da data acima mencionada, no horário de 08:00h às 17:00h ou através do e-mail:
    licitacao.a007@sestsenat.org.br
    Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2022.
    COMISSÃO DE LICITAÇÃO

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×