Nos ajustes de equipe causados pela perda da conta dos supermercados Mundial, a agência 3A encerrou seu contrato com Pedro Portugal, que, entre outros clientes, vinha dirigindo a criação da rede de varejo.
O criativo estava na agência desde 2012 — com um intervalo entre 2017 e 2019, quando dirigiu a criação da Wide — e participou das principais campanhas icônicas de aniversário do Mundial, inclusive a que inaugurou a sequência de videoclipes, estrelando a cantora Anitta, ainda pouco conhecida do público.
Portugal também participou da escolha do casal Flavia Alessandra e Otaviano Costa para suceder a Marcio e Andrea Garcia nos comerciais de ofertas do Mundial. Flavia e Otaviano, inclusive, seguem nas campanhas da rede, agora através da agência Artplan, nova responsável pela conta.
Pedro Portugal também tem passagens pela Comunicação InVitro. Com pós-graduação em marketing empresarial e em cinema e linguagem audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele ainda é professor de redação publicitária na Facha e na Unisuam, além de diretor de marketing da ONG Voz da Comunidades.
No Prêmio Rogerio Steinberg, que destaca os criativos mais premiados do Colunistas Rio, Portugal esteve por várias vezes na lista dos 10 redatores com a melhor pontuação. E em 2017 foi eleito presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), encabeçando a entidade até 2019.