O formato de grandes grupos de publicidade abrirem uma agência para se dedicar prioritariamente a um cliente volta a crescer no Brasil. Em abril, a McCann anunciou a criação da Aldeiah, para cuidar do Bradesco, que havia deixado a carteira da Publicis.
Agora, é o próprio Publicis Group que dá um passo similar, trazendo ao Brasil sua agência Le Pub, nascida em 2020 na Holanda e que passará a atender a Heineken no Brasil e em outros países como México, Cingapura, China e Africa. Aqui, a Le Pub será comandada pela gerente geral Ana Raquel Hernandes, tendo Felipe Cury como ECD e Silvia Paes como head de estratégia.
A Le Pub, junto com a Publicis, assinou a campanha da Heineken “The Night Is Young”, durante a pandemia, para incentivar a vacinação.
A solução não é necessariamente nova, sendo adotada para evitar a criação de house-agencies.
O Rio assistiu vários casos semelhantes. Nos anos 80, a Grey Advertising se associou à house da Supergasbras, a Universal, para criar a Universal & Grey. Nos anos 2000, a MPM abriu a Casa Propaganda, que atenderia exclusivamente a Sendas.
E não se pode esquecer da Bridge, a agência que o diretor de marketing da Brahma, Magim Rodrigues, fez ser aberta, tendo como sócios Cacau Azevedo, Margot Soliani e Eduardo Moura, apenas para a atender Guaraná Brahma.
Mas só para registrar: nem Universal & Grey, nem Casa, nem Bridge tiveram longa duração.