É criação da AlmapBBDO o comercial que a Getty Images está veiculando nos Estados Unidos para comemorar os 50 anos da Title IX, lei que mudou a história do esporte feminino naquele país. Foi a Title IX que proibiu a discriminação de gênero nas escolas e faculdades americanas, para possibilitar às garotas as mesmas oportunidades dadas aos meninos na prática esportivas.
A campanha “For The Right To:”, com centenas de cenas de arquivos da Getty Imagens mostrando mulheres praticando esportes — algumas se dando bem, outras inclusive falhando –, ainda lembra que a luta das mulheres no esporte não era sobre privilégios, mas sobre igualdade.
As peças, destaca Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte e Chairman da AlmapBBDO, chamam a atenção para elementos muitas vezes não reconhecidos dentro da luta pelos direitos no esporte, incluindo o direito de perder, de cair e de se machucar. Na narração do comercial está Dawn Staley, hall da fama do basquete que tem três ouros olímpicos em seu nome como jogadora e um como treinadora.
A AlmapBBDO ainda criou posters inspirados no visual de campanhas políticas americanas dos anos 70, década em que Title IX foi assinada, com fotos de atletas lutando por seus direitos. E o site da Getty passou a ter uma timeline de fatos históricos do esporte feminino americano, desde 1972 até os dias atuais.
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Getty Images
Título: 50th Title IX
Produto: Institucional
CCO: Luiz Sanches e Pernil
VP de Criação: Marcelo Nogueira
Diretores de Criação: Antonia Zobaran, Rafael Gil, Rodrigo Almeida
Criação: Antonia Zobaran, Ingryd Cruz, Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Fernando Christo
Planejamento: Sergio Katz, Rafael de Andrade, Lucieide Oliveira
Produtor Gráfico: José Roberto
Tratamento de Imagem: Roberto Gusukuma
Arte Final: Carlos Henrique Azevedo Lugaresi
Produtora: Stink Films
Diretor: Squarehead
Aprovação do cliente: Paige McCrensky, Heather Tanning, Natália Moraes