Desde 2019 conta da Havas — agência que hoje leva o nome de BETC Havas –, a operadora TIM está ouvindo agências do mercado em processo de concorrência, que a empresa justifica como sendo um processo periódico. Dentro do pitch, estariam agências que não atendem o setor de comunicações.
Aliás, na seleção de 2019 em que a BETC Havas foi escolhida, ela foi anunciada como dividindo a conta com uma joint venture que o Grupo WPP estava montando entre a JWT e a Ogilvy, com o nome de Squadra.
Em junho de 2020, o mercado ficou sabendo que a WPP estava desmontando a Squadra, dispensando todos os seus profissionais, e a conta da TIM ficaria apenas com a HavasPlus, nome da empresa naquele momento.
Como a Janela registrou na época, a Havas já estava presente no cliente antes da concorrência de 2019. Como Z+, ela abriu seu escritório no Rio em 2015 exatamente para atender a conta da TIM, dividindo a operadora com a WMcCann.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Conta da TIM vai toda para a HavasPlus e WPP desmonta Squadra (em 30/06/2020)
Márcio, como são divulgados os processos para que as agências de candidatem a participação em concorrências assim? Muito obrigada!
Patricia, no caso de concorrências promovidas por empresas privadas, não há divulgação. Normalmente seus executivos de marketing começam a acompanhar o mercado e vão selecionando as agências às quais especificamente convidam a participar.
É um processo tão sigiloso que não é raro que as convidadas assinem um chamado NDA (Non Disclosure Agreement), concordando que não se manifestarão sobre a disputa.