• Cai o Ibope dos brasileiros

    TV Quebrada

    Tem menos brasileiros com TV em casa? Efeito da Covid-19? Curiosamente, caiu o valor do ponto do Ibope, que indica 1% do número de domicílios com televisão. A tendência de crescer a cada ano se reverteu e o Ibope do brasileiro em 2022 estará menor que em 2021.

    A despeito da queda, o Kantar Ibope Media não divulgou os motivos em seu comunicado distribuído à imprensa nesta quinta-feira, 23/12, com os índices que passarão a representar a audiência de TV a partir de 1º de janeiro.

    A Janela consultou, no entanto, os números dos outros anos (veja os links no rodapé) e percebeu que, por exemplo, na Grande São Paulo e no Grande Rio, o ponto retornou a praticamente o mesmo valor de dois anos atrás.

    Domicílios com TV
    2020
    2021
    2022
    Grande São Paulo
    74.987
    76.577
    74.666
    Grande Rio de Janeiro
    47.454
    49.809
    47.601

    A Janela entrou em contato com a assessoria do Kantar Ibope, pedindo uma explicação para a queda que chegou a 2,5% em São Paulo e a 4,5% no Rio. Esta foi a resposta:

    A equivalência do valor do ponto de audiência de TV é calculada seguindo um conjunto de bases do  IBGE e do Levantamento Sócio Econômico da Kantar.
    Em 2022, o valor do ponto caiu devido à redução de posse de tv e pela diminuição de faixa etária do  universo pesquisado (nosso universo considera maiores de 4 anos e não a população total) — esses pontos impactam nos valores de audiência individual.
    Já para domicílios, além da posse de TV, observamos também um aumento no número de moradores por residência, o que também gera uma diminuição no universo pesquisado já que consideramos somente domicílios ocupados.

    Ou seja, não só realmente houve uma queda no número de brasileiros que têm aparelho de televisão, em relação a 2021, como a Covid-19 deve ter forçado que famílias passassem a reunir mais pessoas em uma única residência.

    Esta é a lista divulgada pelo instituto e que passa a valer no início do próximo ano.

    Praça
    Equivalência de 1 ponto de audiência
    Domicílios com TV
    Indivíduos 4+ com TV
    15 Mercados
    258.821
    713.821
    Grande São Paulo
    74.666
    205.755
    Grande Campinas
    8.035
    22.328
    Grande Rio de Janeiro
    47.601
    124.692
    Grande Belo Horizonte
    20.542
    55.282
    Grande Vitória
    6.673
    18.457
    Grande Porto Alegre
    16.334
    40.462
    Grande Curitiba
    11.628
    31.945
    Grande Florianópolis
    4.302
    11.084
    Grande Goiânia
    8.682
    24.166
    Distrito Federal
    9.335
    27.604
    Grande Salvador
    12.813
    35.591
    Grande Fortaleza
    12.193
    36.995
    Grande Recife
    12.529
    36.186
    Grande Belém
    7.241
    22.726
    Manaus
    6.247
    20.547
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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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