Tem menos brasileiros com TV em casa? Efeito da Covid-19? Curiosamente, caiu o valor do ponto do Ibope, que indica 1% do número de domicílios com televisão. A tendência de crescer a cada ano se reverteu e o Ibope do brasileiro em 2022 estará menor que em 2021.
A despeito da queda, o Kantar Ibope Media não divulgou os motivos em seu comunicado distribuído à imprensa nesta quinta-feira, 23/12, com os índices que passarão a representar a audiência de TV a partir de 1º de janeiro.
A Janela consultou, no entanto, os números dos outros anos (veja os links no rodapé) e percebeu que, por exemplo, na Grande São Paulo e no Grande Rio, o ponto retornou a praticamente o mesmo valor de dois anos atrás.
Domicílios com TV | |||
Grande São Paulo | |||
Grande Rio de Janeiro |
A Janela entrou em contato com a assessoria do Kantar Ibope, pedindo uma explicação para a queda que chegou a 2,5% em São Paulo e a 4,5% no Rio. Esta foi a resposta:
A equivalência do valor do ponto de audiência de TV é calculada seguindo um conjunto de bases do IBGE e do Levantamento Sócio Econômico da Kantar. Em 2022, o valor do ponto caiu devido à redução de posse de tv e pela diminuição de faixa etária do universo pesquisado (nosso universo considera maiores de 4 anos e não a população total) — esses pontos impactam nos valores de audiência individual. Já para domicílios, além da posse de TV, observamos também um aumento no número de moradores por residência, o que também gera uma diminuição no universo pesquisado já que consideramos somente domicílios ocupados. |
Ou seja, não só realmente houve uma queda no número de brasileiros que têm aparelho de televisão, em relação a 2021, como a Covid-19 deve ter forçado que famílias passassem a reunir mais pessoas em uma única residência.
Esta é a lista divulgada pelo instituto e que passa a valer no início do próximo ano.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Ponto no Ibope passa a valer mais a partir de 2021 (em 23/12/2020)
• Ponto de audiência na TV muda em 2020. No Rio, passa a 47.454 (em 19/12/2019)