O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está ressignificando sua sigla BNDES como sendo do “banco nacional do desenvolvimento sustentável”. A estratégia promove um posicionamento adotado pela instituição de valorizar as iniciativas de sustentabilidade, inclusive através dos Fóruns BNDES de Sustentabilidade lançados como webinars em setembro último e que já teve duas edições.
Na campanha criada pela WMcCann Rio e que entrou no ar no final de outubro, o BNDES apresenta o conceito “Sustentabilidade é mais do que você imagina”, defendendo que o banco tem tomado iniciativas para promover desde a conservação do meio ambiente e sua diversidade até a universalização do acesso ao saneamento, à saúde e à educação.
Em outubro, também, o BNDES anunciou que fará uma captação de US$ 500 milhões com o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) para a criação de projetos voltados para a sustentabilidade climática.
Segundo o BNDES, a instituição está entre as empresas mais bem avaliadas do mundo pela Vigeo Eiris (V.E), agência de classificação associada à Moody’s Corporation que avalia o desempenho das organizações de acordo com critérios ambientais, sociais e de governança (ASG). Entre as 4.913 empresas participantes do ranking mundial, o BNDES se encontra na 86ª posição. Em mercados emergentes, entre as 848 organizações analisadas, o banco está em 4º lugar.