A atual diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), liderada por Daniel ‘Japa’ Brito (Miami AdSchool) e Ricardo Weitsman (WMcCann), decidiu não seguir o exemplo dos políticos brasileiros e não vai buscar a reeleição.
A entidade agora está convocando os criativos cariocas a montarem suas chapas para comandar a entidade no biênio 2022/2023, já que a posse acontecerá logo em janeiro próximo.
Na verdade, nenhum dos demais diretores do clube se animou a disputar a vaga. Efeitos da pandemia? Daniel Brito acha que sim: “A crise econômica atual teve um enorme impacto na indústria de comunicação do Rio de Janeiro. Somada a pandemia da Covid-19, gerou um grave desinvestimento no setor”, comentou o criativo.
Ainda assim, o presidente conta que, graças ao apoio de produtoras e profissionais, foi possível manter a entidade atuante com diversas iniciativas, com as que ele cita:
• Redesenho do marca
• Festa Kick Off que celebrou o Hall da Fama de 2019
• Campanha Cria do Rio
• Novas plataformas digitais
• O curso de recolocação profissional Refresh realizado em parceira com o Facebook
• Projeto Felicidade Criativa
• Palestras gratuitas em parceria com a Miami AdSchool de grandes nomes do mercado como Fabio Fernandes, Kondzilla e Grupo Sal
• Hall da Fama 2020 – Henrique Meyer e Ana Couto
• Prêmio Colunistas Feat CCRJ, com anuário digital e entrega prevista para o próximo ano.
O Clube de Criação do Rio, hoje, está mais desburocratizado, já que, por falta de recursos financeiros, teve que abrir mão de sua estrutura jurídica. O presidente anterior da entidade, Pedro Portugal, conta que quitou todas as dívidas e fechou a empresa. Portanto, nem mais obrigatoriedade de seguir estatuto o clube tem.
Então, em conversas da diretoria com outras lideranças, ficou estabelecido que, para a disputa, bastaria se apresentarem os candidatos a presidente e a vice. Mas se estes líderes já quiserem reunir outros nomes formalmente, nenhum problema. Se não, anunciam a diretoria após a posse. Como o presidente da República, os governadores e os prefeitos fazem com seus ministros e secretários.
As inscrições vão até o dia 30/11, podendo ser feitas pelo e-mail marianaccrj@gmail. O processo de escolha se dará por aclamação, no caso de surgir apenas uma chapa, ou votação digital aberta ao mercado, no caso de mais de uma. Se ninguém se apresentar, o CCRJ entrará em vacância até que alguma proposta seja encaminhada.