O vereador Carlos Bolsonaro postou em seu Twitter, no final de semana, que quer saber o motivo para os postos de salvamento da orla carioca estarem com banners de arco-íris com palavras como Orgulho e outras a que chamou de “campanha publicitária institucional turística”.
Segundo o político, ele teria recebido reclamações em seu gabinete e, por conta disso, iria enviar um Requerimento de Informações à Prefeitura do Rio. Ele quer saber, entre outras coisas, “a finalidade de veicular tal campanha”, “o retorno financeiro esperado considerando o déficit na arrecadação municipal” e “se houve consulta de mercado e popular para a instalação dos engenhos de publicidade”.
De acordo com a assessoria de comunicação da Riotur, o órgão de turismo responsável pela iniciativa, o requerimento ainda não foi recebido formalmente. De qualquer modo, a presidente Daniela Maia não deverá fazer declarações públicas a partir do questionamento de Bolsonaro, e sim encaminhar as perguntas à área jurídica do município.
Os painéis com a bandeira do arco-íris fazem parte do projeto “Rio Diversidade”, para celebrar o mês do Orgulho LGBTI+.
Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do órgão, não houve qualquer despesa pública na ação, que contou com o apoio cultural da operadora Tim e da Orla Rio, a entidade que gerencia os bares e restaurantes das praias cariocas.
A Prefeitura entrou através do apoio institucional da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS), que tem à frente Carlos Tufvesson.
PUBLICIDADE
[…] Que Carlso Bolsonaro (Republicanos) não é dos melhores vereadores da Câmara do Rio, disso não há dúvidas. Mas algumas ações dele ultrapassam o limite, como foi o pedido de requerimento de informações sobre a ação nos postos de salvamento da orla do Rio em homenagem ao mês do Orgulho LGBTI+. É o que informa o site Janela Publicitária. […]