A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco de 2021, que aconteceu este 31/05, aproveitou para mais uma vez combater os riscos dos cigarros eletrônicos.
Com criação da agência 11:21, a ACT Promoção da Saúde procura desconstruir o marketing de que tudo que é tecnológico seria moderno.
Para apoiar o tema “Novos Produtos, Velhos Problemas”, a 11:21 adotou um visual de anúncios antigos, como os primeiros reclames de cigarro. As peças, além de contarem com veiculação em jornal e rádio, entraram nas redes sociais da Associação Médica Brasileira, da ACT, da Fundação do Câncer e dos parceiros, com mais informações em seu hotsite www.vapevicia.org.br.
Pressão na Anvisa
A psicóloga Mônica Andreis, diretora-executiva da ACT Promoção da Saúde, justifica a campanha como uma reação à pressão que os fabricantes de dispositivos eletrôncos tem feito junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberá-los, já que a comercialização e propaganda destes produtos estão proibidas no Brasil.
Segundo a ACT, pesquisas independentes mostram que os DEFs, como são chamados estes dispositivos, têm substâncias tóxicas, como a mesma nicotina do cigarro, e foram responsáveis pelo aumento no consumo entre jovens nos países em que eles podem ser comercializados.
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