A comunidade do Morro Santo Amaro, no bairro carioca do Catete, ganhou um mural pintado pelo artista Kajaman, dentro do projeto City Forest, patrocinado globalmente pela Converse.
A ação já foi realizada em 14 países desde 2020 e, no Brasil, teve uma versão em São Paulo, com mural no Minhocão. A ideia é utilizar uma tinta que, garante a Converse, purifica o ar, com cada m² pintado equivalendo a uma nova árvore no entorno.
No Rio, Kajaman pintou não somente o muro, como casas do entorno na comunidade. Como tudo chegou a 1.064m², a Converse comemora ter garantido o equivalente ao plantio de 1.064 árvores naquela região, que é praticamente desprovida de árvores reais.
Em todas as oportunidades, os artistas têm buscado utilizar temas raciais e homenagear pessoas que quebraram barreiras na região. O projeto no Morro Santo Amaro contou com a curadoria de Lucas Ademar, nascido e criado na comunidade. Lucas escolheu duas pessoas importantes de lá para serem homenageadas: Baiano, um dos primeiros moradores do local, falecido aos 91 anos, e dona Martha, presidente da associação de moradores há dois mandatos e a primeira mulher a ocupar o cargo.
O mural do Rio de Janeiro tem o tema “Amor Afrocentrado”, mostrando crianças representando as gerações que surgiram a partir dos homenageados.
PUBLICIDADE