“Perceba o risco, proteja a vida”. Essa será a frase que todas as mensagens publicitárias ligadas a produtos automobilísticos deverão exibir nacionalmente durante a Campanha Educativa de Trânsito de 2020, vigorando já neste mês até o final de dezembro, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A frase, na verdade, não é nova. Ela havia sido utilizada na campanha do Maio Amarelo, em uma ação do Observatório Nacional de Segurança Viária em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
José Aurelio Ramalho, presidente do Observatório, explica que a ideia da frase é passar para a sociedade a “percepção de risco”, um conceito comum entre os técnicos de segurança viária. “Quando o cidadão entende que, usar o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem esquecer nos mais curtos deslocamentos. E assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi pensando em ampliar esse conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020”, completou.
A obrigatoriedade do uso da frase foi estabelecida pela Resolução nº 795, de 02/09/2020 do Contran, que referendou a Portaria nº 194, de 06/08/2020.
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