Um anúncio da própria Rádio Tupi de 1972, descoberto nas redes sociais, inspirou a emissora no layout do anúncio veiculado na imprensa carioca em homenagem ao Dia do Comunicador, comemorado esta terça, 05/05.
A peça de 1972 — cujos créditos da ficha técnica se perderam no tempo — mostrava os comunicadores da Rádio Tupi da época, com o curioso título “Alguém se preocupa com você”, vá alguém saber o que havia na época para causar preocupação, ainda mais comparado com os dias de pandemia de hoje.
Na peça atual, criada pela agência 11:21, além da homenagem aos comunicadores, o anúncio afirma que a emissora continua “com o melhor time” e ainda deixa o recado na assinatura: “Fique em casa”.
O Dia do Comunicador é comemorado em 5 de maio numa extensão ao Dia Nacional das Comunicações, que homenageia o nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.
Clóvis Monteiro, comunicador da Rádio Tupi e que, coincidentemente, é aniversariante deste 5 de maio, foi quem lançou a ideia da comemoração. Em depoimento exclusivo para a Janela, Monteiro explicou seus motivos:
“Existe o Dia do Radialista, 21 de setembro, e 25 de setembro, o Dia do Rádio. Lula, quando presidente, até chegou a criar o Dia do Radialista em 7 de novembro, para homenagear Ary Barroso, nascido naquela data.
Mas não existia o Dia do Comunicador, que é um profissional diferente do âncora, diferente do apresentador, do locutor. O comunicador é esse cara que, se precisar chorar, ele chora, que defende o público, que fala direto com a autoridade, cobra, se precisar pedir desculpa pede, que abraça o público com a voz, que tem bordões, que é identificado como amigo do ouvinte. Enfim, comunicadores são os caras que atravessam gerações comandando programas com o seu nome. Então eu resolvi usar o dia 5, que já é o Dia das Comunicações, para ser também o Dia do Comunicador. Se o Dia do Trabalho é o Dia do Trabalhador, por que não criar, no Dia das Comunicações, o Dia do Comunicador? A nossa Rádio Tupi abraçou a ideia e, agora, o público também!” |
PUBLICIDADE