Depois de ter seus trabalhos finalistas no Sony Awards, o criativo João Santos — hoje também diretor de criação da Wide, no Rio — traz a mostra das suas fotografias para a galeria do Reserva Cultural de Niterói, dentro do complexo idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Com curadoria de Marcia Mello, a mostra terá seu vernissage no dia 30/11, às 16h, ficando as peças expostas até 5/01/2020. Assinando-se artisticamente como ‘João San’, o criativo desenvolveu sua série Jan-Ken-Pon, com 12 imagens, baseadas no universal jogo infantil “Pedra, Papel e Tesoura”.
João Santos nasceu em Niterói em 1970. Seu interesse pela fotografia iniciou-se na faculdade, ao cursar Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense, nos anos 80, chegando a estudar também no New York Institute of Photography. Santos já foi diretor de Arte e de Criação em agências como Almap/BBDO, Publicis e Giacometti, com prêmios nacionais e trabalhos publicados na revista Lürzer’s Archive. Em 2014 teve peças selecionadas para o ACT Cannes Tribute.
“Parto de fotografias convencionais, associando-as à programas 3D. Construo, dessa forma, meu estúdio virtual, onde tudo é controlado por mim. Procuro ressaltar o instante em que os objetos estão propositalmente parados no tempo e espaço, e convido o observador a romper (ou não) com as regras pré-estabelecidas”, explica o criativo.
A Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói, com a mostra aberta diariamente das 12h às 22h.
PUBLICIDADE