Em mais um capítulo da novela “ph Alcalino”, o Tribunal de Justiça de São Paulo reverteu, em segunda instância, a decisão que proibia a água Minalba a usar a expressão em seu rótulo e em sua publicidade.
O acórdão foi proferido pelo Desembargador Ricardo Negrão, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, decidindo em posição contrária à Danone, que vinha procura impedir a afirmação desde 2017, quando entrou com representação a respeito no Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR).
A Danone chegou a alegar que houve queda do seu faturamento por conta do uso daquela expressão nos anúncios da Minalba. Mas, diz o Desembargador, “há estudos associando a alcalinidade da água com os benefícios à saúde”. Portanto, se há estudos, ele determina, “não se pode creditar a pecha de propaganda enganosa”.
A vitória até o momento (vale lembrar que, no Brasil, processos parecem nunca ter fim), conseguida pelo escritório de advocacia Siqueira Castro, não deve ter, no entanto, resultado prático. A Minalba não deve mais bater nesta tecla em sua publicidade, diz o criativo Carlos Gama, da G Marketing, responsável pela campanha de Minalba que citava o pH alcalino. “Pautamos o mercado com uma referência que poucas pessoas tinham atenção. Hoje, o Brasil inteiro destaca esse valor, então chegou a hora se sair fora dessa”, revela Gama, que afirma ter sido a decisão importante “pra mostrar que justiça e Conar não são espaços ideais para disputas de mercado. Precisa jogar o jogo”.
A Minalba, aliás, como noticiado pela Janela, já está com comercial no ar criado pela agência Ana Couto, apresentando o conceito “Desafie-se”.