Primeira colocada na fase técnica da concorrência pela conta da Terracap, em Brasília, a agência CC&P pode perder seu posto amanhã, na abertura das propostas de preço. Segundo circula pelo mercado publicitário da capital federal, teria vazado uma discussão ocorrida internamente na agência, quando perceberam que a equipe responsável pela preparação da documentação não teria atentado de que esta concorrência é do tipo “Técnica e Preço”. Com isso, a CC&P teria colocado na proposta o valor mínimo estabelecido pelo edital, sem desconto adicional. Se o descuido realmente tiver acontecido, a agência será penalizada, recebendo apenas, como pontuação, a nota mínima no quesito.
Como a CC&P conquistou 98,8 na primeira fase e, nas posições seguintes, estão a DeBrito, com 95,3 pontos, e a Nacional, com 93,3, bastará essas duas ficarem, respectivamente, com 3,6 e 5,6 pontos a mais na segunda fase, que elas superarão a CC&P na pontuação final.
Curiosamente, a situação pode jogar no colo da DeBrito a conta, confirmando boatos que já circularam em Brasília de que a concorrência estava montada para favorecê-la (o que a pontuação técnica desmentiu).
Em março, o site “Brasília de Fato” publicou a nota “Licitação na Terracap em Brasília: a carta coringa atende pelo nome de DeBrito“. Podem ter atirado no que viram e acertado no que ninguém previa.
Para quem não acompanha essas firulas das concorrências públicas: quando a concorrência é apenas do tipo “Melhor Técnica”, tanto faz o quanto a agência colocar de desconto na fase técnica. Até por isso, é praxe o mercado não baixar muito seus valores as propostas de preço. Afinal, se a vencedora da fase técnica tiver ofertado um desconto menor, bastará ela dizer que aceita praticar o mesmo da proposta mais baixa a pontuação final continuará a mesma. No caso das concorrências de Melhor Técnica e Melhor Preço, ambos os quesitos pontuam separadamente e leva a conta quem tiver a melhor soma nas duas fases.
A abertura das pastas com as propostas de preço acontece esta terça, 23/07, a partir das 09:30h, em Brasília.
A conferir.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• CCP fica em primeiro na concorrência de Terracap, em Brasília (em 18/06/2019)