Os internautas brasileiros se assustaram este domingo ao ver os nomes de todas as cervejas da Ambev escritos errados nas redes sociais e na televisão. A ação, criada pela SunsetDDB, na verdade, era uma iniciativa para conscientizar o brasileiro sobre os riscos de dirigir depois de beber, e que continuará por mais duas semanas, como reforço ao “Maio Amarelo”, projeto internacional de promoção da segurança no trânsito.
O diretor de criação da SunsetDDB, Marcio Juniot, comentou que a brincadeira nasceu dos estudos — que inclusive já circularam pela internet — de que o cérebro humano é capaz de entender as palavras se as letras internas forem trocadas mas a primeira e a última forem mantidas. Por isso é que Brahma virou Bhamra, Stella Artois passou a Sltela Atrios e Budweiser mudou para Bwedusier. “Com isso, quisemos mostrar que é fácil você achar que está vendo uma coisa quando na verdade ela é outra. Ou seja, você bebe e acha que está tudo em ordem, mas não está, como botamos na campanha”, explicou o criativo em conversa com o editor da Jaenla.
A SunsetDDB tem a conta institucional da Ambev e a campanha foi proposta proativamente pela agência, pela percepção da necessidade de a cervejaria também se comunicar com seus públicos, paralelamente ao que é feito pelas suas diversas marcas.
A campanha será 360º. Além dos teaser em digital e no futebol da Globo do domingo, ela voltará em jornal e OOH.