• Camarote Rio completa 5 anos com foco no marketing promocional

    Marcelo D2 se apresenta no Camarote Rio em 2018.

    Tendo em seu DNA o histórico profissional de Rafael Liporace e Rômulo Groisman — fundadores das premiadas agências Biruta e à Vera — o Camarote Rio chega a seu quinto aniversário com o desafio de ocupar um espaço ainda maior que nos anos anteriores. O camarote, que seus diretores garantem ter sido o primeiro do Sambódromo a focar seu marketing no público final, deixa o setor 4 para ocupar o enorme camarote do setor 2 que era tradicionalmente do Supermercado Guanabara, ausente este ano da festa.

    Rafael Liporace, diretor da À Vera e sócio no Camarote Rio
    Rafael Liporace, diretor da À Vera e sócio no Camarote Rio

    “Nos inspiramos no Carnaval de Salvador, onde o público vai não só para ver a passagem dos trios elétricos, mas para ter entretenimento a noite toda”, explicou Rafael Liporace em conversa com a Janela, justificando o investimento para “democratizar o evento em que apenas os convidados das empresas que alugavam camarotes podiam ir à festa”.

    Liporace reafirma seu pioneirismo ao citar que o Camarote Rio foi o primeiro a vender ingresso pela internet, o que hoje é uma prática adotada inclusive pelo Camarote nº 1, o antigo e desejadíssimo Camarote da Brahma.

    Além do entretenimento — como o show de Marcelo D2 em 2018, que ilustra esta matéria — Liporace e Groisman viram desde o começo seu espaço como uma grande plataforma para ações de marketing promocional.

    “Carnaval é uma gigantesca oportunidade de negócios e empresas de todos os setores estão vendo isso. Como exemplo, em nossos primeiros quatro anos tivemos a parceria da grife Reserva para nossas camisetas. Este ano, a Morena Rosa nos procurou e cobriu a oferta, não só participando com uma cota de patrocínio como fornecendo as diferentes camisetas que os 1.200 frequentadores do camarote vão usar em cada dia de desfile.”

    O publicitário conta que as Ruffles e Lindt farão sampling ininterrupto de batata frita e chocolate, assim como o Bob’s manterá um quiosque com degustação liberada de milk shake e sorvete. Nas bebidas, farão ativações a Itaipava, com a cerveja Go Draft, mais o energético Red Bull e a vodca Absolut. Na área de customização pessoal, os homens vão ganhar da Gillette o patrocínio de um espaço para a Barbearia do Zé, enquanto, para as mulheres, a Dermage patrocinará as maquiagens e a L’Oréal as cabeleireiras.

    Ativação da Absolut no Camarote Rio 2018.
    Ativação da Absolut no Camarote Rio 2018.

    Rafael Liporace afirma que, mesmo tendo saído para um espaço maior, não terá problema com a ocupação. “Já vendemos 75% dos ingressos disponíveis, e sequer estamos na semana anterior do Carnaval, que é quando os turistas chegam e normalmente disparam de 50% a 60% da vendas”, detalhou.

    Para os novos concorrentes, Liporace dá um recado: “Não achem que o retorno do investimento em camarote acontece de um dia para o outro. Isso é um trabalho de longo prazo. Conseguimos empatar somente no terceiro ano, nos consolidamos no quarto e agora nos preparamos para ficar por aqui pelo o menos até o ano 10”.

    (Fotos de Gregore Miranda)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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