Menos de 15% dos Young Lions selecionados para ir a Cannes até hoje são mulheres. E esse problema começa já no baixo número de inscrições femininas para concorrer a uma vaga no programa que estimula a presença de jovens publicitários a participarem gratuitamente do festival.
Um levantamento da agência Publicis detectou que, dos 417 Young Lions brasileiros selecionados desde 2001, apenas 61 são mulheres, ou seja, 14,63%. No último ano, dos 226 inscritos para concorrer a uma vaga, só 49 eram mulheres, ou 21,7%.
Por conta disso, a agência, por meio de sua plataforma Publicis Plural, está lançando o projeto “Young Lionesses” (Jovens Leoas), que irá pagar as inscrições de até 30 criativas de todo o Brasil que queiram concorrer a uma vaga no programa Young Lions.
As Young Lionesses serão escolhidas por um júri formado por ex-Young Lions e por professores da área, que darão notas de 0 a 5 a cada uma das inscritas: Domênico Massareto (CCO da Publicis), pelas ex-Young Lions convidadas Daniela Ribeiro (diretora de criação da Heads), Juliana Uchoa (criativa com passagens por agências como Leo Burnett Tailor Made) e Marilu Rodrigues (redatora sênior da FCB), pelo diretor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, Paulo Cunha, e a supervisora da área de Criação do Programa de Portfólio da ESPM, Maria Matuck.
As inscrições para o Young Lionesses poderão ser feitas entre os dias 9 e 20 de abril pelo e-mail comunicacao@publicis.com.br. As criativas devem encaminhar cinco trabalhos dos quais tenham participado com quantas peças julgarem necessárias.
As selecionadas receberão um mentoria virtual com dicas de pelo menos um dos jurados entre os dias 25 e 30 de abril. E terão os seus trabalhos automaticamente inscritos no Young Lions. No dia 30 de abril, também estão convidadas a participar do workshop com os copresidentes e o CCO da Publicis e com as ex-Young Lions.