A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e a Janela Publicitária reuniram lideranças do mercado publicitário essa terça, 06/02, no Club Hippopotamus, para ouvir o empresário Omar Peres, o Catito, anunciar os seus planos para o Jornal do Brasil impresso, que volta às bancas do Rio e de Niterói já no próximo dia 25 de fevereiro, um domingo.
Catito garantiu às mais de 80 pessoas que lotaram o lounge da casa noturna do próprio Catito e de seu sócio, Ricardo Amaral, que o novo JB terá independência e isenção: “Já fui investidor nessa área, conheço sobre o assunto e não sou ligado a nenhum grupo econômico, portanto, teremos coragem e liberdade para tratar das pautas voltadas para os principais temas que nos acometem e nos entristecem”, afirmou.
Ainda segundo Omar, será uma excelente oportunidade para o mercado publicitário “que terá essa peça única, de autenticidade, de personalidade e, o principal: de credibilidade. O mercado poderá fazer dessa marca um novo instrumento de venda, de negócio.”
Como não poderia deixar de ser, a volta do Jornal do Brasil será marcada por uma campanha publicitária e promocional, aproveitando a frase que dá título a esta matéria e foi criada pela agência Binder. Gláucio Binder, sócio e diretor de atendimento da agência, que esteve ontem no evento no Hippo, vê o retorno do JB impresso como alguém que está acreditando no mercado. “Isso é muito bacana. A gente espera que o novo Jornal do Brasil seja uma contribuição para o jornalismo verdadeiro, um jornalismo neutro. Além disso, o JB é uma marca absolutamente ligada ao Rio de Janeiro e é também mais oportunidade de empregos, mais possibilidade de comunicação com determinado tipo de público. É um sopro de esperança ver uma marca como essa ressurgir no Rio”, acredita Gláucio.
Pedro Portugal, Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) e diretor de criação da agência Wide, que também participou do evento, espera que o novo Jornal do Brasil seja mais um espaço criativo, com mais flexibilidade o que, para ele, anda em falta. “O JB pode ser o lugar onde projetos especiais aconteçam com mais facilidade, onde projetos mais criativos conquistem os próprios criativos antes de conquistar os mídias”, espera Portugal.
Já o publicitário e sócio da agência X-Tudo, Marcelo Gorodicht, estava feliz com a volta da marca JB que, segundo ele, “é a marca do coração de todo carioca e de todo o mercado publicitário”. Para Gorodicht, “faltava uma mídia muito carioca no mercado. Nova, mas com marca construída e que fosse uma nova opção de mídia que a gente pudesse usar para ajudar nossos clientes a construírem suas marcas. Acho que o JB tem tudo para cumprir esse papel”.
Para colocar a marca Jornal do Brasil de volta no mercado, Omar Peres apostou numa equipe de nomes conhecidos e experientes, como Gilberto Menezes Côrtes (diretor de redação), Ziraldo (diretor de arte), Jan Theóphilo (Informe JB), Tereza Cruvinel (colunista de política), Hildegard Angel (colunista social), Romildo Guerrante (editor de cidade) e Carlos Negreiros (editor de arte), entre outros.
As novidades sobre a marca Jornal do Brasil, no entanto, não ficam por aí. Em abril, segundo Marcel Cohn, responsável pela implantação, o JB terá seu próprio aplicativo onde seus leitores poderão também ouvir as notícias publicadas no jornal, através do áudio news, e ouvir análises dos colunistas do JB sobre os principais fatos do dia nos podcasts. Vídeos 360o., que darão a dimensão completa, de todos os ângulos, colocando o leitor dentro da notícia, e a realidade aumentada, que ativará objetos virtuais no mundo real – produto para experiências diferenciadas em campanhas publicitárias -, são mais dois recursos do aplicativo JB.
A JB-TV é outra novidade da marca, sem data ainda para seu lançamento.
Na foto em destaque da matéria, a equipe do JB brinda ao retorno. Da esquerda para a direita: Ricardo Bruno, Claudio Pereira, Tereza Cruvinel, Catito Peres, Gilberto Menezes Cortes, Giovanna Deodato, Lenise Figueiredo, Marcia Gilberto Menezes Cortes e Marcia Peltier.
Veja a seguir mais momentos do evento, em fotos de Paulo de Deus: