A Rede Globo anunciou pelo Jornal Nacional de segunda, 16 de outubro, que já fechou as seis cotas de patrocínio para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Serão eles Banco Itaú, Brahma, BRF, Coca-Cola, Johnson & Johnson e Vivo, que pagarão R$ 180 milhões cada um.
Em comunicado, a emissora lembra que também estão fechadas as cotas de transmissão do futebol para 2018 para Banco Itaú, Brahma, Chevrolet, Hypermarcas, Unilever e Vivo. Elas aparecerão em pelo menos 85 jogos do Brasileirão, Copa do Brasil, Taça Libertadores da América, Copa Sul-Americana, além dos principais campeonatos estaduais.
Dentro dos projetos esportivos, a Fórmula 1 também já está fechada para o ano que vem, com os patrocínios de Cervejaria Itaipava, NET, Nivea, Renault do Brasil, Santander e Tim.
Em 2014, com o Brasil sediando a Copa do Mundo, a Globo chegou a ter oito cotas de patrocínio, com Ambev, Coca-Cola, Banco Itaú, Johnson & Johnson, Hyundai, Magazine Luiza, Nestlé e Oi.
Procurada pela Janela, a Rede Globo não quis se manifestar sobre a redução do número de cotas. No entanto, o diretor comercial da emissora, Eduardo Petribú, festejou os resultados:
— Estamos comemorando uma sequência importante de projetos comercializados, que inclui a Fórmula 1, a Copa e o Futebol 2018. Temos um histórico de sucesso nas vendas antecipadas, e isso é um evidente indicador da qualidade dos nossos projetos comerciais. Tudo isso é muito positivo, não apenas para a Globo, mas para todo o mercado publicitário, pois demonstra a confiança de importantes anunciantes e suas agências na eficiência da TV aberta e da Globo e, em especial, na boa propaganda e no Brasil. — declarou Petribú.